O trio de branco, rosé e tinto são vinhos leves, frescos e frutados que recentemente adotaram uma nova roupagem

Sem perder a marcante identidade deste rótulo, não foi uma mudança arrojada, tendo-se optado por um upgrade no papel e da textura das linhas que envolvem o rio duriense, que ganhou formas distintas nas três referências, unidas em diferentes feitios quando juntos. Tendo o mesmo nome da empresa, destacou-se o logo da Lavradores de Feitoria como marca umbrella, neste e em futuros novos rótulos – e vinhos! É caso para se dizer que o vinho se bebe, mas que os “olhos também comem”. 

Os vinhos da marca Lavradores de Feitoria expressam o Douro de forma direta, através do blend de castas autóctones plantadas nas várias quintas da Lavradores de Feitoria, situadas ao longo das três sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. Produzidos a partir das vinhas mais jovens e com estágio em inox, privilegia-se um perfil jovem, fresco e frutado. Estes são vinhos descomplicados, ideais para o consumo do dia-a-dia, a solo ou a acompanhar refeições descontraídas. As três referências estão disponíveis de Norte a Sul e ilhas em super e hipermercados – ideal para que não as perca de vista nas férias de Verão –, com um preço de venda ao público de €5,89. O branco e o tinto existem no formato de bag-in-box de 2 litros, a valer €9,49.

No ‘Lavradores de Feitoria branco 2021’ procura-se frescura e acidez, conseguida com uvas plantadas em parcelas de cotas mais altas, onde a Malvasia Fina, o Gouveio e a Síria são uma constante. A sua cor é palha limão e o seu nariz muito fresco, aromático, elegante e frutado. Apresenta notas de fruta seca, como pera, ananás e frutas tropicais. Na boca, a entrada é fresca e frutada. Tem uma boa acidez e mineralidade, suportadas por notas de alperce e citrinos maduros. É um vinho muito vibrante e com um final bastante equilibrado. Este branco pode ser servido como aperitivo, a solo ou à mesa. É um vinho ideal para os dias de Verão em que apetece uma refeição leve e fresca, pois harmoniza na perfeição com saladas, sopas frias, peixes magros, mariscos, carnes brancas e pastas com molho branco.

O ‘Lavradores de Feitoria rosé 2021’ é um vinho com notas frutadas, mas seco na boca. É um rosé assumidamente gastronómico, feito maioritariamente à base de Touriga Franca, num blend com outras castas. Com uma cor rosa líchia, este rosé é elegante, harmonioso e bastante frutado. No nariz, apresenta fruta do tipo morango, com nuances de alperce muito fresco. Na boca caracteriza-se como um rosé leve e fresco, elegante e bastante frutado. Detém um agradável sabor de frutos silvestres, como framboesa, alperce e cereja. Ideal para acompanhar com pizza, tapas, carnes brancas e massas com molho branco.

E porque há pratos que pedem um tinto fresco e suave, o ‘Lavradores de Feitoria tinto 2021’ é uma excelente opção. Este é um tinto que celebra a união das castas tintas mais icónicas do Douro – Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Nacional – e onde a fruta é rainha.  De cor vermelho vivo brilhante, tem um nariz exuberante, limpo e bastante frutado, apresentando uma fruta madura bem típica dos vinhos do Douro. Nota-se a presença de amora silvestre e ameixa preta. Na boca é um vinho fresco, frutado, suave e muito elegante. A sua acidez é equilibrada com taninos macios e aveludados. Pleno de fruta, apresenta um final fino e vibrante. Este é um vinho para beber à mesa, entre amigos e familiares, e acompanha com entradas, tapas, pasta, pratos de carne e caça.

Com 20 quintas dispersas pelos melhores terroirs das três sub-regiões do Douro (Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior), a Lavradores de Feitoria é um ‘produtor’ de vinhos com um modelo de negócio inovador – único no Douro, no país e, talvez, no Mundo – e que aposta fortemente numa lógica de sustentabilidade social, económica e ambiental. Fundada em Setembro 2000, sob uma liderança conjunta na gestão e uma equipa de enologia única, a Lavradores de Feitoria resultou da união de 15 ‘lavradores’, proprietários de 18 quintas. Passados quase 20 anos, a Lavradores de Feitoria é composta por 53 acionistas, 16 dos quais são proprietários de 19 quintas, às quais se soma a Quinta do Medronheiro, comprada com o capital da empresa. É precisamente nesta Quinta, situada em Sabrosa, que nasceu, recentemente, a nova adega destes ‘lavradores’. A CEO Olga Martins e o diretor de enologia Paulo Ruão, também eles acionistas, são os rostos mais visíveis de uma equipa de 16 pessoas que trabalha diariamente para que a Lavradores de Feitoria continue a ser um projeto vínico que orgulha o Douro. No total, a Lavradores de Feitoria tem ao seu dispor uvas provenientes de mais de 600 hectares de vinha. O portefólio de vinhos é composto por marcas como ‘Lavradores de Feitoria’ (branco, rosé e tinto), ‘Três Bagos’ (Sauvignon Blanc branco, Reserva branco, Reserva tinto, Grande Escolha tinto e Grande Escolha Estágio Prolongado tinto), Vinha da Meruge (branco e tinto), Quinta da Costa das Aguaneiras (tinto) e o novo Vinha do Sobreiro (tinto). Tem ainda vinhos de celebração, como o ‘Lavradores de Feitoria 18 e projetos especiais e marcas para mercados específicos.