Para assinalar o primeiro quarto de século a levar Montemor-o-Novo aos grandes palcos vínicos do mundo, a Quinta da Plansel apresenta a edição especial comemorativa “Plansel 25 Anos”, um vinho produzido com os melhores lotes da casa com apenas 1.000 garrafas para venda

Quando, em 1961, o alemão Jörg Böhm naufragou em Portugal não imaginava que esse percalço na sua viagem comercial seria o início de uma das mais inspiradoras histórias do Alentejo. Num verdadeiro episódio de amor à primeira vista pelo nosso país, rapidamente Jörg Böhm se rendeu às paisagens e ao potencial vitivinícola da região, tendo, em 1975, comprado os primeiros terrenos para investigação e exploração da vinha.

A paixão pelo vinho e por Portugal acabaria por contagiar também toda a família. Em 1997, a filha Dorina Lindemann mudava-se para Portugal e erguia a adega que hoje constitui a Quinta da Plansel. “Plansel” significa Planta Selecionada e não deixa dúvidas quanto à dedicação da família pela Natureza, uma filosofia implementada ao sabor de uma dicotomia harmoniosa entre o pulso e rigor alemão com a espontaneidade e expressividade alentejana – e os vinhos são o espelho maior desta inesperada simbiose.

Este ano, a família, atualmente acompanhada por cerca de 80 pessoas, celebra o 25º aniversário (1997-2022), um marco importante para o produtor e que serviu de mote para o lançamento de uma edição especial comemorativa. O Plansel 25 anos 2017 é elaborado a partir da melhor seleção das castas Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca, ex-líbris do produtor, Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, que encontram no Alentejo a sua melhor expressão. Para este vinho, a vindima manual foi feita durante a noite e as uvas fermentaram lentamente em barricas de 200kg durante duas semanas. Posteriormente, o mosto repousou 2 anos em barricas de carvalho francês e 1 ano em garrafa.

Apresentado num evento com discursos e votos de futuro, não será exagerado comparar as notas de prova do Plansel 25 anos 2017 com as palavras que muitos convidados atribuíram ao produtor com sotaque alemão, nesse dia. Este é um vinho robusto e elegante, muito à imagem da fundadora e enóloga Dorina Lindemann, onde a estrutura, persistência e taninos muito vincados mostram o potencial de guarda do vinho para o futuro. O vinho apresenta aromas a fruta preta, doce de ameixa, algum floral e notas frescas de menta e especiarias, sendo indicado para acompanhar assados e pratos de conforto.

Esta edição especial foi produzida em quantidades muito limitadas e tem o preço de venda recomendado ao público de 99€. O Plansel 25 anos é a primeira novidade do produtor neste ano de celebração, já que, até ao fim do ano, a Quinta da Plansel dará a conhecer novas colheitas e novos lançamentos, um renovado projeto de enoturismo e um novo site.