Coleção de vestuário profissional que integra subprodutos da vindima teve lançamento mundial no Porto, na VI edição do Alivetaste-Sabores da Vida, que esteve vestida de inovação e ecologia

AliveTaste - Sabores da Vida 22_jaleca
AliveTaste - Sabores da Vida 22_jaleca
AliveTaste - Sabores da Vida 22 Avental
AliveTaste - Sabores da Vida 22 Avental
AliveTaste - Sabores da Vida 22 - modelos
AliveTaste - Sabores da Vida 22 - modelos
AliveTaste - Sabores da Vida 22 gastronomia e vinhos
AliveTaste - Sabores da Vida 22 gastronomia e vinhos
AliveTaste - Sabores da Vida 22 social
AliveTaste - Sabores da Vida 22 social
AliveTaste - Sabores da Vida 22 - Janna Meppelink
AliveTaste - Sabores da Vida 22 - Janna Meppelink
AliveTaste - Sabores da Vida 22  social
AliveTaste - Sabores da Vida 22 social
AliveTaste - Sabores da Vida 22 Chef António Carvalho do Barsão em Felgueiras
AliveTaste - Sabores da Vida 22 Chef António Carvalho do Barsão em Felgueiras
AliveTaste - Sabores da Vida 22  social
AliveTaste - Sabores da Vida 22 social
AliveTaste - Sabores da Vida 22 criação chef Tiago  Bonito da Casa da Calçada
AliveTaste - Sabores da Vida 22 criação chef Tiago Bonito da Casa da Calçada
AliveTaste - Sabores da Vida 22 vista geral foto de Kristel Balcaen
AliveTaste - Sabores da Vida 22 vista geral foto de Kristel Balcaen
AliveTaste - Sabores da Vida 22  Paço de Calheiros com toda a equipa de jornalistas estrangeiros. Com eng. Frederico Falcão à esquerda e ao centro sentado o Conde de Calheiros
AliveTaste - Sabores da Vida 22 Paço de Calheiros com toda a equipa de jornalistas estrangeiros. Com eng. Frederico Falcão à esquerda e ao centro sentado o Conde de Calheiros
AliveTaste - Sabores da Vida 22 AliveTaste - Sabores da Vida 22 Peça oferecida a cada um dos chefs presentes
AliveTaste - Sabores da Vida 22 AliveTaste - Sabores da Vida 22 Peça oferecida a cada um dos chefs presentes
AliveTaste - Sabores da Vida 22 parte  dos produtores de vinhos presentes
AliveTaste - Sabores da Vida 22 parte dos produtores de vinhos presentes

Aos vinhos e sabores da festa acresceu este ano o lançamento de uma nova marca de vestuário profissional para setores vínico, restauração e hotelaria que reutiliza subprodutos da vindima.

Princípios da economia circular estão na base da nova coleção de vestuário profissional que foi lançada recentemente durante a VI edição do Alivetaste – Sabores da Vida 2022, no Pestana Palácio do Freixo. O tecido que dá vida às várias peças de roupa da nova marca Harvest by Prochef incorpora resíduos gerados nos processos de vindima e vinificação, resultando num produto têxtil inovador, sustentável e alternativo ao couro animal.

Com o nome Invinotex, o novo tecido é resultado de uma parceria entre duas empresas, a têxtil Tintex e a vínica Soalheiro, ambas referenciais no seu setor e localizadas no Minho. Esta cooperação permitiu à Tintex produzir e utilizar pela primeira vez pó de bagaço de uva nas suas formulações de revestimento dos tecidos, incrementando o leque de resíduos e subprodutos que atualmente utiliza (pó de cortiça, serrim e casca de pinheiro).

A par do processamento das malhas conforme padrões exigentes de sustentabilidade ambiental e social, a parceria permitiu o desenvolvimento de peças de vestuário de qualidade, conforto e design superior, destinadas à restauração, hotelaria e setor dos vinhos.

A primeira coleção Harvest by Prochef lançada no Alivetaste foi o culminar desse trabalho, orientado por um espírito inovador e comprometido com os novos valores de sustentabilidade.

Contando com a presença de jornalistas de vários países, o evento no bonito Palácio do Freixo serviu também para a apresentação da nova linha de vestuário no mercado externo, estando prevista a sua comercialização, numa fase inicial, em Espanha, França, Belgica e Holanda, entre outros.

“Alivetaste – Sabores da Vida é um encontro que mostra o que de melhor se faz em Portugal na área da gastronomia e vinhos, que tem vindo a despertar cada vez mais a atenção dos meios de comunicação internacionais, que além do evento, têm oportunidade de integrar um programa vasto de visita a quintas, restaurantes e unidades hoteleiras. Este ano, quisemos acrescentar a área de Inovação no encontro Alivetaste, associando ao evento uma iniciativa inovadora diferente em cada ano. Com esta inovação de nível mundial, todos os chefes de cozinha presentes no encontro estiveram vestidos com jalecas que integram o tecido feito a partir do engaço da uva e durante o desfile vamos ter aventais, jalecas, coletes e outras peças”, contextualizou o líder do Alivetaste, Mário Rodrigues.

Informal e criativo, o Alivetaste – Sabores da Vida, é um momento ímpar de lazer, troca de experiências e contactos entre profissionais ligados aos vinhos, gastronomia, turismo e comunicação social.

Organizada pela Alivetaste, um dos portais de gastronomia, vinhos e turismo mais vistos em Portugal, a iniciativa conta com o apoio da Viniportugal, do Turismo do Porto e Norte, Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Makro, Pestana Palácio do Freixo, Prochef, Personalizart, Maria Portugal Terracota e Amado entre outros.

Na sua sexta edição, o evento reuniu produtores de vinhos, chefs, diretores hoteleiros, empresários da restauração, entidades académicas e institucionais relevantes nas áreas do vinho, gastronomia e turismo, bem como jornalistas e bloggers, nacionais e internacionais.

No total, estiveram presentes na edição deste ano 35 produtores de diversas regiões vinícolas do país, 20 chefs e 450 convidados, incluindo 10 profissionais da comunicação social internacional, oriundos de sete países.

Entre os produtores participantes estiveram a Magnum – Carlos Lucas Vinhos (Dão), Symington Family Estates Vinhos (Douro), Quinta de São Luiz/ Sogevinus (Douro), Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa (Távora-Varosa), Vilacetinho (Vinhos Verdes), Tulha & Ribeiro (Douro), Quinta do Carvalhão Torto (Dão), Quinta da Biaia (Beira Interior), Luís Leocádio Vinhos (Douro), Prior Lucas (Bairrada), Quinta S. José (Douro), Quinta da Capela (Douro), Quinta de Sant’Ana (Lisboa), Quinta de Soalheiro (Vinhos Verdes), Quinta das Bageiras (Bairrada), Quinta Serra d’Oura (Trás-os-Montes), Júlia Kemper Wines (Dão), Muxagat (Douro), In Culto (Douro), Regateiro Vinhos de Família (Bairrada), Quinta do Mondego (Dão), Esmero (Douro), Família Polido (Douro), Quinta das Cepas (Távora-Varosa), Monte da Penha (Alentejo), Ervamoira (Douro), Soito Wines (Dão), Quinta de Paços (Vinhos Verdes), Quinta de Monforte (Vinhos Verdes), Anselmo Mendes (Vinhos Verdes), Palato do Côa (Douro), Brejinho da Costa (Setúbal), Falua (Tejo), Santos Lima/Makro (Douro), Santos Lima/Makro (Algarve).

Responsáveis pelas criações gastronómicas que harmonizaram com os vinhos, participaram os chefs Rui Martins (Culto ao Bacalhau), Julien Montbabu (Le Monumental Palace), Mónica Pereira (www.monicapereira.com.pt), Francisco Siopa (Penha Longa Resort), Carla Sousa (Sítio Valverde), Lígia Santos (Casas da Li), Júlio Pereira (Kouve by Chef Júlio Pereira), Tiago Carvalho (Tasca do Paiol), António Carvalho (Brasão), Duarte Eira (Salpoente), José Gil (A Taberna), Angélica Salvador (In Diferente), Tiago Bonito (Casa da Calçada), Renato Cunha (Ferrugem), Tony Salgado (Pestana Palácio do Freixo), António Vieira (Wish), Arnaldo Azevedo (Restaurante Villa Foz).