A 29 de março, Alexandre Silva recebe Marlene Vieira e Rodrigo Castelo para um jantar dedicado a este prato tão português, agora a seis mãos, com várias versões de cabidela

É já na próxima terça 29 que o FOGO, do Chef Alexandre Silva, recebe os chefs Marlene Vieira, à frente do Zunzum Gastrobar, e Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, em Santarém, para uma noite que pretende homenagear um dos pratos mais antigos do receituário português – a cabidela.

Iguaria típica do Norte, mais precisamente da região do Minho, a cabidela polariza as opiniões e estes chefs irão desafiar os mais céticos. Uma coisa é certa: no FOGO, dia 29, estes três chefs vão apresentar as suas versões de autor, inspirados pelas suas próprias memórias gastronómicas.

“O FOGO gosta de receber iniciativas como esta, em que junta chefs com percursos sólidos que tratam com muito respeito o produto português. A cabidela é um prato antigo, repleto de costume e tradição, e está constantemente a ser reinterpretado, com novas versões. É esse o convite: uma degustação de três cabidelas diferentes, que mantêm na essência o respeito, a portugalidade e a beleza característicos deste prato”, afirma Alexandre Silva, chef dos restaurantes LOCO (com 1* Michelin) e FOGO.

Ideais partilhados por Rodrigo Castelo, Chef do Ó Balcão: “Para mim, é sempre um desafio trabalhar produtos tradicionais portugueses e dar-lhes novas roupagens, como faço habitualmente na minha região, Santarém”.

“Alma do Norte”, a cabidela é um prato especialmente querido para Marlene Vieira: “Em vésperas de abertura do meu novo espaço, o Marlene, venho ao FOGO mostrar uma versão mais disruptiva da cabidela, num ‘preview’ da linha gastronómica que vai ter o meu restaurante. A cabidela está muito ligada às minhas origens e fala-me ao coração”.

Os três chefs vão criar um menu a seis mãos, com três entradas e três pratos principais, e ainda uma sobremesa, o ‘Manjar’ do FOGO.

Como entrada, Alexandre Silva propõe “FlatBread de Batata e Sarapatel”, Rodrigo Castelo “Moela de Peru e Beringela Grelhada”, e Marlene Vieira uma surpreendente “Kushiyaki (lampreia) com Molho Agridoce e Cebolinho”. Como prato principal, os chefs apresentam as suas sugestões, algumas modernas, outras familiares: Cabidela de Coelho da Avó Sofia (Alexandre Silva), Fraca de Coração em Cabidela (Rodrigo Castelo) e Cabidela de Pato Bravo (Marlene Vieira).

Será a ocasião perfeita para apreciar este prato típico, em três perspetivas diferentes. A refeição custa 70€/ pessoa.