Na imensidão e no silêncio tranquilo da Herdade Monte da Cal, no Alto Alentejo, nasce o “Segredo de Saturno”, um inigualável tinto de 2015 que resulta de um segredo impossível de desvendar

A 19|90 Premium Wines, unidade responsável pela promoção dos vinhos premium do grupo Global Wines, acaba de lançar no mercado o Segredo de Saturno, um exclusivo tinto vincadamente alentejano, que comporta uma história de secretismo e mistério. Originário da colheita excecional do ano de 2015, o Segredo de Saturno é a combinação de uvas escolhidas minuciosamente pela equipa de enologia sem nunca revelar as castas selecionadas, um blend singular que não se repetirá.

“Este vinho é um segredo bem guardado pela nossa equipa de cinco enólogos. Mas o segredo não está só na forma, está também na perfeita combinação dos elementos do seu terroir: do solo xistoso, do microclima, das uvas e das práticas enológicas que, no seu conjunto, deram origem a um vinho excecional. Um vinho que vai ficar na história como um segredo que pode ser provado, mas que nunca será desvendado”, revela Vítor Castanheira, administrador da 19|90 Premium Wines.

Depois da criteriosa seleção de uvas pelas mãos dos enólogos, o vinho fermentou 18 meses em barricas de carvalho francês (50% novas e 50% de segundo uso) e, posteriormente, realizou 48 meses de estágio em garrafa. O Segredo de Saturno é, definitivamente, um vinho que maturou com tempo, este tempo que no Alentejo se sente mais devagar. No nariz, resulta intenso, com distinta complexidade e um misto de notas frutadas e terciárias, apresentando, na boca, um sabor frutado, macio, bem estruturado, harmonioso e com distinta persistência. Ideal para degustar, com calma, num momento especial.

O Segredo de Saturno, com produção limitada de 5000 garrafas, tem um preço recomendado (PVP) de 60,00€, encontrando-se à venda nas melhores garrafeiras e espaços de restauração em Portugal e na loja online 1990.wine.

É no seio do Alentejo genuíno, de aromas, sabores e texturas únicas, da natureza, do silêncio e da imensidão, que se estendem os 100 hectares de vinha da Herdade Monte da Cal, propriedade do grupo Global Wines localizada no concelho de Fronteira, na freguesia de São Saturnino, no Norte Alentejo. Rodeada pela tranquilidade da planície norte alentejana, a Herdade Monte da Cal insere-se no ambiente calmo da natureza característica desta zona do país, rodeada pela infinidade de vinhas plantadas em solo de xisto. Aqui, são plantadas as castas tintas Trincadeira, Syrah, Aragonês, Alicante Bouschet, Alfrocheiro e Touriga Nacional; e as brancas Antão Vaz, Viognier, Arinto e Alvarinho. A arquitetura e a decoração da herdade refletem as influências árabes, tão presentes na cultura alentejana.