A Revista de Vinhos anuncia nas próximas horas “Os Melhores do Ano 2021” no vinho e na gastronomia de Portugal, através de uma emissão especial online que será difundida nas páginas da publicação nas redes sociais e no canal de YouTube

Apresentada por Maria Cerqueira Gomes e José João Santos, a emissão tem início pelas 21:00 desta quinta-feira.

“Atendendo aos condicionalismos que ainda enfrentamos, optamos por realizar uma cerimónia presencial mais limitada, que incluiu apenas a presença dos vencedores dos prémios, de convidados institucionais e dos parceiros do evento. O mais importante, porém, é continuarmos a realçar o trabalho notável e abnegado de protagonistas do vinho e da gastronomia, por entre novos talentos e referências do setor. Nestes tempos de pandemia, realçar estes atores é enaltecer muito em particular a crença e o sacrifício pessoais com que enfrentaram todas as dificuldades resultantes do fecho de canais habituais de negócio, algo que representou desafios acrescidos sobretudo para os projetos de pequena dimensão no vinho e também junto da hotelaria, restauração e distribuição”, afirma Nuno Pires, diretor da Revista de Vinhos.

Os prémios anuais da Revista de Vinhos prestam nesta edição homenagem a José Roquette, o mentor do Esporão, projeto que contribuiu para a revolução dos vinhos do Alentejo e que se prepara para celebrar 50 anos. O empresário, que recebe em mãos o Prémio Homenagem e o aplauso de pé de toda a sala, é dos nomes mais respeitados pelo setor do vinho do nosso país, tendo igualmente tido uma carreira importante na banca e noutros setores de atividade. Com ele, o Esporão tornou-se das mais sólidas empresas de vinho portuguesas, tendo estendido a operação ao Douro e aos Vinhos Verdes.

Outra novidade nesta edição de “Os Melhores do Ano” pela Revista de Vinhos é a criação de uma nova categoria de premiados: o “TOP Boas Compras”. Pela primeira vez, a Revista concretiza a seleção de 10 vinhos que obtiveram o selo “Boa Compra”, de acordo com os seguintes critérios: pontuação mínima de 16 valores (numa escala de 0-20); preço máximo de 10,00€; produção mínima de 100.000 garrafas; ampla difusão em postos de venda e respetiva facilidade de aquisição, incluindo na grande distribuição.

“Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Chefe de Cozinha do Ano”, “Restaurante do Ano” e “Destino Gastronómico do Ano” são alguns dos mais relevantes prémios que serão atribuídos na cerimónia, realizada  no hotel Crowne Plaza, no Porto, e que também inclui a divulgação dos “30 Vinhos Excelência” de Portugal.