Uma iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo nono ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais. O Concurso vai decorrer de 2 a 4 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém

Os produtores que se inscreverem até ao dia 11 de março vão receber um desconto de 5€ por cada vinho inscrito, uma vantagem exclusiva durante este período. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal  (https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php ) até ao dia 3 de abril.

A primeira fase do Concurso, que inclui sessões técnicas de prova, decorrerá de 2 a 4 de Maio — no CNEMA, em Santarém — na qual os vinhos inscritos serão avaliados pelo Júri Regular. Nesses 2 dias estão também programadas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A fase final decorrerá nos dias 5 e 6 de Maio, momento em que Grande Júri reunirá e decidirá os Grandes Ouros e os Melhores do Ano. A divulgação dos vencedores decorrerá na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 6 de Maio. Este ano a Região seleccionada, para apresentação dos Prémios durante o jantar de gala, será o Tejo.

A par da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si. A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados de exportação.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome deste ano.

Recorde-se que no ano passado o Concurso Vinhos de Portugal recebeu mais de 1.400 referências cuja qualidade foi avaliada por um painel de jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

A ViniPortugal está atualmente a assinalar o seu 25º aniversário, duas décadas e meia em que a entidade através da sua marca “Wines of Portugal”, posicionou Portugal por todo o mundo enquanto um mercado de referência na produção de vinhos.