Numa ação inserida no Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro, foi realizado no restaurante DOP, no Porto, um almoço com a utilização de alguns excelentes queijos da região na cozinha do Chef Rui Paula

Da ementa específica constavam pratos diversos muitíssimo bem criados pela mão do Chef, que teve a habilidade de integrar alguns dos queijos apresentados em pratos que fazem ou já fizeram parte da sua própria carta.

Como sabemos, alguns queijos têm sabores muito intensos e caraterísticos. Rui Paula soube aqui demonstrar a versatilidade do seu trabalho e da sua cozinha, com alguns dos magníficos queijos existentes na região centro. Quando me refiro a habilidade, refiro-me à arte de, em função do prato e, eventualmente, do tipo de proteína existente – assim como do conjunto de produtos e temperos do prato em questão –, saber integrar um determinado queijo sem que o prato seja anulado, conseguindo, ao invés, dar o devido destaque ao queijo como seu elemento integrante.

Este exercício demonstra também a versatilidade de utilização dos queijos na cozinha, diferente da degustação exclusiva destes produtos lácteos.

Nos snacks, tivemos a bola de alheira com Queijo Serra da Estrela Velho DOP e Queijo Rabaçal DOP com compota de 3 pimentos.

Na entrada, Carpaccio de vitela (com Queijo Picante da Beira Baixa DOP).

Para peixe, Bacalhau com grão de bico com Queijo de Castelo Branco DOP, já na carne Lombinho de vitela com Queijo Serra da Estrela DOP.

A sobremesa foi composta por chamuça de Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP, texturas de abóbora e gelado de amêndoa e mel.

Está de parabéns a InovCluster pela organização e importante dinamização da promoção dos queijos da região centro, pela escolha da associação dos queijos DOP ao restaurante de nome DOP e que tem à frente dos destinos da sua cozinha um criativo e consistente profissional, o Chef Rui Paula. Esta conjugação de ingredientes ditou, assim, a receita perfeita para um almoço que cumpriu o que prometia.

Texto de Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva