No Terreiro do Paço, em Lisboa, em parceria com a ViniPortugal, Bairrada promove ‘Prova Especial de Espumantes’, no dia 30 de Dezembro, com 11 Espumantes para selar as celebrações dos 30 Anos de Denominação de Origem atribuída aos espumantes Bairrada

O ano de 2021 está quase a terminar e os espumantes são a bebida de eleição para encerrar e dar as boas-vindas a um novo ano. A pensar nisso e para selar as celebrações dos 30 anos de Denominação de Origem e mais de 130 anos de espumante na região da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) vai promover uma prova especial, em parceria com a ViniPortugal. O dia e o local estão escolhidos: 30 de Dezembro, às 18h30, na Sala de Provas da ViniPortugal em Lisboa, situada na Ala Poente do Terreiro do Paço.

O desfile de espumantes vai ser composto por 11 referências, todas elas com Denominação de Origem (DO) Bairrada e que em comum têm o facto de ter ganho Grande Ouro e Ouro na edição deste ano do Concurso de Espumantes Bairrada. Em prova vão estar, desde logo, o ‘Borga Bruto branco 2010’, do produtor Campolargo Vinhos, e o ‘Íssimo Baga-Bairrada Bruto branco 2016’, das Caves Arcos do Rei, que foram os grandes vencedores da referida competição, ao arrecadarem a Grande Medalha de Ouro e a distinção de Melhor na categoria Baga-Bairrada – criada em 2015 e que conta já com mais de 30 referências. A estes juntar-se-ão mais oitos espumantes, galardoados com Medalhas de Ouro: ‘Aliança Grande Reserva Bruto branco 2015’ (Aliança Vinhos de Portugal), ‘António Marinha Reserva Bruto rosé 2018’ (António Marinha), ‘Borga Bruto branco 2010’ (Campolargo Vinhos), ‘Casa do Canto Grande Reserva Bruto branco 2016’ (Anadiagro), ‘Luiz Costa Pinot Noir Chardonnay 5.ª Edição branco 2016’ (Caves São João), ‘Marquês de Marialva Bical & Arinto Reserva branco 2017’ (Adega de Cantanhede), ‘Montanha Real Grande Reserva Bruto branco 2015’ (Caves da Montanha), ‘Primavera Bical Reserva Blanc de Blancs Brut branco 2015’ (Caves Primavera), ‘Quinta dos Abibes Sublime Brut Nature branco 2011’ (Quinta dos Abibes) e o ‘Trabuca Grand Cuvée 2.ª Edição Brut Nature branco 2016’ (Pedro Guilherme Andrade).

A prova destina-se a um pequeno grupo de 20 pessoas, é paga e tem o valor de €10,00, simbólico quando falamos de um conjunto de espumantes de excelência, onde se encontra do melhor que se produz em Portugal. Acresce o facto de que esta prova vai ser conduzida com a paixão e a mestreia de Pedro Soares, bairradino, enólogo e presidente da CVB – entidade que regulamenta a produção e certificação dos vinhos e espumantes da mais afamada e maior produtora desta categoria, em Portugal – e por Luís Carreira, coordenador de provas da Sala de Provas da ViniPortugal em Lisboa. A inscrição é obrigatória e pode ser feita junto do local da prova, por telefone, para o número 213 420 690, ou por e-mail, para o [email protected], sendo que só é válida depois de confirmada a disponibilidade.

De referir que é na região vitivinícola da Bairrada que têm origem mais de 50% dos espumantes produzidos em Portugal e esta predominância não acontece ao acaso. Foi na Bairrada que, em 1890 e pelas mãos do Eng.º Tavares da Silva, se deram os primeiros passos na criação deste vinho efervescente em Portugal. Volvidos 101 de conhecimento, a 08 de Fevereiro de 1991, foi criada a Denominação de Origem para os espumantes Bairrada, passando a ter que cumprir os requisitos definidos pela Comissão Vitivinícola da Bairrada para poderem envergar o selo de certificação.

Prova Especial: Bairrada na Sala de Provas da ViniPortugal em Lisboa
Dia 30 de Dezembro, às 18h30