Em Braga, numa antiga tasca falida a funcionar nas instalações de um velho paiol, nasceu há 9 anos, pelas mãos de Tiago Carvalho, a Tasca do Paiol: uma cozinha e conceito imperdíveis

Com uma história que faz lembrar as da época dos nossos avós, Tiago, numa visita que fez às instalações, teve uma visão de como poderia transformar o espaço em algo marcante e arrebatador. “Vamos abrir um tascão!” disse, na altura, à sua mulher, que, ao contrário dele, não ficou convencida ao ver o estado das instalações. Ele desenhou-lhe, então, numa folha de papel aquilo que iria ser o futuro do espaço, com chão em terra batida. Foi este o primeiro passo na construção de uma casa que, em comum com a original, tem hoje apenas os m2. Andou a bater à porta de produtores de vinho e chegou a ter clientes que tocavam concertina, criando um verdadeiro ambiente de tasca. E assim nasceu a Tasca do Paiol.

Uma prova inicial que fez de um vinho, e do qual tanto ele como o pai gostaram, levou-o a comprar toda a produção. Qual tasca genuína, chegou a vender 500 litros de verde tinto por dia, sempre acompanhados de pitéus tipicamente tasqueiros.

Um dia, um cliente, grande apreciador do conceito e do espaço, disse-lhe que todas as sextas iria reservar mesa para um grupo de amigos e clientes, pagando quer aparecessem ou não. Pediu ajuda à mulher para este desafio e fundou-se, assim, a casa em que eventualmente se transformou.

Hoje tem uma invejável garrafeira de vinhos diversos e bem selecionados, que abrange todo o país. Aproveitou a pandemia para fazer obras, tornando a casa bem equipada e cativante, através de uma brilhante utilização de madeira, tetos insonorizados e uma esplanada para o bom tempo, além de um parque de estacionamento exclusivo para clientes.

A cozinha é de conforto e tentadora: grelhados de peixes e carnes, asas e coxas de frango, espetada de vitela, cabrito assado, rabo de boi, feijoada, costeletão de carne maturada e diversos tipos de arroz são algumas das referências desta inesquecível tasca, a não perder.

As tapas são sempre uma agradável surpresa, porque são versáteis e sempre diferentes: excelente presunto, camarão, vários queijos, moelas, cogumelos, bola de carne, punheta de bacalhau, azeitonas, entre outras opções.

A dimensão de Tiago Carvalho é fruto da sua postura: homem direto, de palavras certeiras, com um marketing natural que faz já parte do seu ADN. Obrigatório fazer reserva para não voltar para trás, porque não se quer deixar ninguém à porta…

Telef: 961 212 446
Rua Senhora da Boavista
4705-059 Braga – Portugal
Coordenadas: 41.526677, -8.452948
@tascadopaiol
https://www.tascadopaiol.pt/

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva