Depois da alteração da imagem das gamas Colheita e Reserva, a emblemática Quinta de São Luiz foi palco para a apresentação do portfólio premium da marca que homenageia o berço dos seus vinhos e a singularidade do seu terroir

São Luiz, a nova identidade dos vinhos tranquilos da Kopke, apresenta agora o seu portfólio mais premium que integra a mais recente edição do Winemaker’s Collection, o Grande Reserva Branco Folgazão & Rabigato 2017, e dois vinhos produzidos exclusivamente com uvas de parcelas históricas desta Quinta: o Vinhas Velhas 2017, agora com a assinatura São Luiz, bem como o novo vinho ícone da marca – o Grande Reserva tinto Quinta de São Luiz Vinha Rumilã 2016.

Este é o culminar de um trabalho que se iniciou em Junho, altura em que a equipa dava início àquela que seria a primeira fase de transição para uma nova identidade dos vinhos tranquilos da Kopke que ganharam uma nova imagem inspirada no terroir que lhes dá origem, São Luiz.

Para a diretora de marketing da Sogevinus, Gabriela Coutinho, “esta conceptualização do portfólio tornou-se essencial quando construímos uma marca assente no terroir que lhe dá origem. “Quinta de São Luiz” passa a incluir uma coleção de vinhos de Quinta, cujas uvas são 100 por cento provenientes desta propriedade. São vinhos com uma expressão clássica que traduzem genuinamente a excecionalidade deste terroir”. Por isso mesmo, explica Gabriela Coutinho, “é na denominação “Quinta” onde recebemos o Vinhas Velhas, que já fazia parte do nosso portfólio, e que integramos o lançamento do Vinha da Rumilã, um vinho de edição muito limitada proveniente de uma parcela de vinha centenária”.

A gama premium inclui ainda a coleção Winemaker’s Collection que nasce do espírito experimentalista da equipa de enologia, com assinatura do enólogo Ricardo Macedo, e que tem agora continuidade sob a marca umbrela “São Luiz”, permitindo aos nossos enólogos dar seguimento ao projeto onde a criatividade é levada ao expoente através da experimentação de várias castas e de novas técnicas de vinificação.

O Quinta São Luiz Vinhas Velhas 2017 representa o Douro Clássico. De acordo com o responsável pela equipa de enologia de São Luiz, Ricardo Macedo, trata-se de um blend “feito na vinha com duas castas predominantes: Touriga Nacional e Sousão. Cepas velhas que produzem aquilo que é a essência do Douro: o blend de castas na vinha, baixa produção e elevadíssima qualidade”. É o Douro na “sua essência mais pura”, reforça o enólogo.

Já o ícone Quinta de São Luiz Vinha da Rumilã 2016 representa a junção do clássico na vinha com a inovação na sua vinificação. Ricardo Macedo relembra a sua origem quando decidiu isolar esta parcela de vinha de cepas centenárias, com cerca de 2ha e mais de 35 castas misturadas, vinificando-a separadamente para estudar o seu potencial de evolução.

“Trata-se de um blend de vinhas velhas com mais de 100 anos que estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês e 24 meses em garrafa. É um vinho expressivo, com notas de frutos silvestres, envolvidos em flor de laranjeira, taninos finos e sedosos que lhe conferem um perfil singular e memorável” refere o enólogo. “Todo o seu processo de elaboração foi orientado para enaltecer a autenticidade da parcela de onde é proveniente e a pureza do seu fruto. Optamos por fazer a fermentação alcoólica sem esmagamento dos bagos e com 20% de engaço em cascos de 500 e 600 litros rotativos, passando para cascos de carvalho francês de 225 litros para realizar a fermentação malolática.” Este vinho foi engarrafado sem filtração e estagiou 24 meses em garrafa antes de ser apresentado. “Todos os grandes vinhos necessitam de tempo”, remata o enólogo.

A apresentação da nova gama premium de São Luiz ficou a cargo do reconhecido Chef Vasco Coelho Santos que, em conjunto com a sua equipa, desenhou um menu inspirado nas particularidades de cada um destes vinhos, respeitando a sua origem numa harmonização de sabores.

O chef e a sua equipa apresentaram uma primeira sugestão de carabineiro em folha de figueira & beldroegas, que harmonizou com a frescura e estrutura do São Luiz Winemaker’s Folgazão & Rabigato 2017. Para apresentar a mais recente colheita do Quinta de São Luiz Vinhas Velhas, a 2017, foi servido um inusitado Peixe-galo & amanitas cesáreas, conferindo a textura e a estrutura necessárias para acompanhar este vinho. Para homenagear o Quinta de São Luiz Vinha da Rumilã 2016, os convidados foram surpreendidos com um pairing de pato, amêndoa & laranja, que enalteceu as notas florais de um vinho denso, elegante que nos levou a viajar pelas diferentes camadas reveladas ao longo da prova. A sobremesa criada com Iogurte & abóbora seria acompanhada comum soberbo Porto Kopke 50 anos, um cask sample de antevisão deste novo designativo de Idades.