Do antigo restaurante Garça Real, nasce agora o Real by Casa da Calçada com espaço irreverente onde a tradição e a modernidade se juntam de forma criativa e harmoniosa

O número 185, da Rua do Bonjardim, no Porto, foi até há pouco tempo o Garça Real. Agora, a “garça” voou e ficou o Real que se junta à família da Casa da Calçada (Amarante), apresentando um espaço renovado, irreverente e cheio de personalidade, com assinatura do designer de interiores portuense Paulo Lobo.

O Real by Casa da Calçada traz para o Porto um espaço tradicional, mas em constante evolução. Um conceito diferente do habitual que junta quatro áreas distintas, mas que funcionam de forma independente e harmoniosa.

«Queríamos trazer para o Porto um espaço com as exigências e qualidade da Casa da Calçada, sem a pressão da Estrela Michelin e que se distinguisse dos demais. Assim nasceu o Restaurante Real by Casa da Calçada, que reúne num mesmo espaço um Restaurante, um Café Bistro, um Cocktail Bar e um espaço reservado para eventos», refere António Almeida, responsável pelo Real.

É neste espaço, do centro do Porto, que uma equipa jovem, talentosa e profissional, liderada pelo Chef Hugo Rocha vai em cada momento do dia, trocar experiências, saberes e criar relações que ficarão para sempre. Com fabrico próprio, têm nas suas receitas uma aposta clara na identidade tradicional portuguesa que transportam para as cartas de cada um dos espaços de forma muito pessoal e baseadas nas suas próprias vivências.

Do “irmão mais velho”, o Restaurante Real by Casa da Calçada traz a aposta em produtos de qualidade e nacionais, e no serviço altamente qualificado.

Com um percurso e experiência a nível nacional e internacional e vários prémios no curriculum – venceu a etapa regional Norte do Chef Cozinheiro Do Ano 2021 -, o Chef Hugo Rocha passou já por espaços como Antiqvvm (1 Estrela Michelin), pelo Vinum Restaurant & Wine Bar, pelo Alinea em Chicago (com 3 Estrelas Michelin), pelo Moo em Barcelona (1 Estrela Michelin) e pela própria Casa da Calçada (1 Estrela Michelin), entre outras experiências, que agora influenciam a forma como cozinha e como pensa cada prato e cada ingrediente.

Este espaço distingue-se também pela sua Carta de Vinhos, onde apresenta cerca de 100 referências, e onde mantêm a aposta em marcas nacionais e de pequenos produtores, que não se encontram nos supermercados. Aqui, a única exceção vai para os champanhes, onde são disponibilizadas referências internacionais.

O restaurante que funciona ao almoço com Menu Executivo e ao Jantar, com serviço à Carta, oferece vários pormenores arquitetónicos irresistíveis, como uma claraboia que abre, permitindo, nos dias e noites mais agradáveis, disfrutar de um almoço ou jantar ao ar livre.

De destacar também, a oferta diferenciada do Cocktail Bar que, funcionando apenas às sextas-feiras e sábados, tem DJ residente e quer afirmar-se como um espaço especializado em runs, com uma oferta de mais de 30 referências. Ainda assim, não faltam também, outros cocktails e bebidas mais tradicionais.

O Café Bistrô, é a mais visível ligação ao seu antecessor, mantendo a oferta de pastelaria, toda ela caseira e os jogos de sorte.

Por último, a sala de eventos, funciona no piso inferior, permitindo uma maior privacidade e adaptando-se facilmente a eventos mais corporativos ou a outros de caráter mais familiar, oferecendo todo o material de última geração quer de som ou imagem.

O Real by Casa da Calçada tem uma identidade muito própria. É um espaço especial que privilegia a tradição e a qualidade, e que pretende enriquecer a oferta gastronómica do Porto.

Morada:
Rua do Bonjardim, 185 e Rua Rodrigues Sampaio, 105
4200-124 Porto