A Herdade da Lisboa, pertencente à Família Cardoso desde 2011, localiza-se na Vidigueira e dela são oriundos os vinhos Paço dos Infantes, marcantes nas décadas de 80 e 90, e de entre os quais surge este elegante Chardonnay 2020

Um vinho branco surpreendente que utiliza e domina a técnica sur lie (técnica francesa de amadurecimento do vinho, mantendo-o em contacto com as borras finas), o que lhe confere algumas caraterísticas especiais. Elegância, complexidade aromática, uma excelente estrutura e cremosidade são os atributos mais marcantes deste vinho. Os aromas cítrico e tropical com barrica muito bem integrada dão-lhe ainda uma complexidade bastante interessante.

As grandes amplitudes térmicas que um microclima mediterrânico proporciona – com muitos dias quentes e noites frias – asseguram uma maturação equilibrada das uvas, que mantêm, assim, a sua frescura e acidez natural.

A Herdade da Lisboa está integrada na Serra do Mendro, localizada a norte da Vidigueira, que a protege dos ventos frescos provenientes do Oceano Atlântico. Como consequência, a região regista uma maior pluviosidade e temperaturas mais amenas do que os concelhos do interior sul alentejano. O Paços dos Infantes Chardonnay é, pois, também um reflexo de todo este fascinante microclima.

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva