A A&D Wines, produtor da sub-região de Baião, acaba de lançar a mais recente colheita do seu Rosé topo de gama, o Pintado 2020

O Pintado 2020 é produzido maioritariamente a partir de uvas de Touriga Nacional e uma pequena quantidade de Vinhão, estas uvas são provenientes de vinhas localizadas nas cotas superiores da Quinta de Santa Teresa, em Baião.

Para este vinho é usado o mosto mais delicado, de “lágrima”, obtido após maceração pelicular e antes de qualquer prensagem. Este tipo de vinificação do Pintado coloca o foco na frescura e no caráter frutado. A fermentação parcial em madeira confere complexidade na medida certa para  que resulte bastante gastronómico e elegante.

No nariz apresenta-se harmonioso, com notas delicadas de frutos vermelhos, aromas florais e a madeira bem integrada. No palato evidencia notas de morango, groselha e água de melancia num conjunto fresco, com boca seca mas agradável e acidez firme a completar o conjunto.

O Pintado 2020 adquiriu nesta colheita a certificação de vinho biológico e vegan. Este é um rosé ideal para acompanhar refeições leves em dias quentes, com capacidade para envelhecer alguns anos em garrafa.