Em 2012, Philippe Austruy (proprietário de várias quintas em França) procurou uma quinta no Douro, descobrindo na Quinta da Côrte o seu amor à primeira vista. As adegas e os quartos de hóspedes foram totalmente remodelados por Pierre Yovanovitch – arquiteto e designer de interiores de renome internacional, que soube aqui expressar toda a sua alma

Philippe começou aqui a produzir vinho desde 2013, com uma boa percentagem de vinhas com mais de 80 anos, tendo as castas autóctones Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão.

Em 2018 tem início o funcionamento do enoturismo com a nova adega e casa para estadias, localizadas em edifícios recuperados pelo arquiteto Pierre Yovanovitch. A Casa da Quinta da Côrte foi renovada com materiais tradicionais como azulejos, xisto e madeira maciça. Esta é uma casa repleta de pormenores como a azulejaria, arte (através de quadros e esculturas), móveis, assim como os lençóis e as toalhas de grande qualidade.

A paisagem dos quartos é verdadeiramente arrebatadora, sobre as encostas durienses com as suas vinhas. Os cabos de alta tensão foram enterrados para que nada perturbe a magnífica vista. Os quartos são confortáveis e integrados na ruralidade envolvente.

Uma piscina exterior localizada de forma estratégica, está enquadrada no meio de uma das vinhas, beneficiando também de uma vista duriense inesquecível.

Nos vinhos tintos, o Quinta da Côrte Grande Reserva (intenso no nariz, fruta vermelha, excelente volume e final de boca, com acidez equilibrada) acompanha bem pratos intensos. Tanto este vinho como o Princesa são produzidos com uvas das vinhas da quinta. O Quinta da Côrte branco, com uvas adquiridas de uma vinha com mais de 30 anos, localizada perto da quinta, e o LBV, completam a panóplia de néctares disponíveis.

Localizada no Cima Corgo, a Quinta da Côrte é composta por 24 hectares em parcelas maioritariamente plantadas em socalcos e patamares, repletas de uma belíssima diversidade de vinhas antigas.

Uma visita e estadia a não descurar.

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa