Quinta clássica do Douro, do vinho do Porto e dos DOC tintos, Dona Matilde tem vindo a surpreender também com os seus vinhos brancos, capazes de provar que é possível produzir brancos com expressão do lugar, excelente frescura e acidez a cotas baixas, junto ao rio Douro

João Pissarra assegura que 2019 foi a “melhor colheita de sempre”. Se, por um lado, a maturidade e o conhecimento das vinhas ajuda, por outro, o ano de 2019 foi “muito generoso”, o que resultou “num dos vinhos mais equilibrados e com o trabalho de enologia mais facilitado de sempre”.

Nas palavras do produtor, o novo Dona Matilde branco 2019 “é um vinho elegante, fresco, muito exuberante, untuoso e com uma acidez equilibrada”.

Convictos da importância do Field Blend na diferenciação do vinho, o novo branco 2019 surge no mercado com uma imagem renovada em que a expressão Field Blend aparece com destaque no rótulo.

Lançado pela primeira vez em 2008, este vinho foi desde logo muito bem recebido pelos consumidores. Esta primeira edição de 2007 foi, aliás, distinguida com medalha de ouro no concurso Berliner Wein Trophy, num tempo em que que os vinhos portugueses não eram ainda muito premiados a nível internacional. Desde 2016, a quinta produz também o Reserva branco, igualmente a partir das castas Arinto, Viosinho, Gouveio e Rabigato.

A ideia de que a Região Demarcada do Douro, devido ao seu clima quente, não seria capaz de produzir brancos de elevada qualidade e prestígio já pertence ao passado. Desde há alguns anos, o Douro tem vindo a provar que é um excelente terroir para a produção de vinhos brancos e, nas cotas mais altas da região vinhateira, tem-se vindo a assistir a um crescimento da aposta na produção de uvas brancas.

O viticólogo José Carlos Oliveira controla todo o ciclo produtivo das uvas e, na altura da vindima, juntamente com o enólogo do projeto, João Pissarra, avaliam em permanência o estado de maturação das uvas. “O segredo é colher as uvas no momento certo”, dizem, sendo que “os diferentes graus de maturação de cada casta dão-nos a intensidade e a complexidade aromática que gostamos de encontrar no vinho”, acrescenta Filipe Barros.

Convictos da importância do Field Blend na diferenciação do vinho, o novo branco 2019 surge no mercado com uma imagem renovada em que a expressão Field Blend aparece com destaque no rótulo.

Na 12ª edição, o Dona Matilde branco 2019 é um vinho de cor citrina, com reflexos esverdeados, aroma jovem e intenso, de início marcadamente floral, depois cítrico, com notas de limonete e muito fresco pela presença de notas a anizado. Em boca é um vinho com volume, de sabor muito jovem e muito fresco pela sua boa acidez, fazendo um conjunto equilibrado e muito persistente .

Este branco de exceção, Dona Matilde branco 2019, tem o  PVP de apenas 9 €.