A Kopke acaba de lançar o seu novo Winemaker’s Collection, um Rosé Reserva – Tinto Cão 2019, o segundo desta edição limitada, sucedendo ao Grande Reserva branco Arinto & Rabigato, lançado em outubro do ano passado

Em Portugal, face às circunstâncias atuais, este foi o primeiro vinho a ser lançado através de um evento inédito, numa sala virtual, onde os convidados de várias áreas do setor tiveram a oportunidade de interagir numa conversa à volta do vinho com prova do mesmo.

Lançado sob a chancela da Kopke, este é o primeiro Rosé a integrar a coleção exclusiva de vinhos que o enólogo Ricardo Macedo tem vindo a desenvolver de forma exclusiva para a marca: a Winemaker’s Collection, um projeto que nasce como fruto do espírito irrequieto e experimentalista da equipa de enologia, que ao longo dos anos, acompanha e estuda o potencial de cada casta proveniente de micro-terroirs diferentes no Douro, vinificando-as e estagiando-as de forma a testar resultados. À tradição, alia-se a vontade de inovar, resultando em vinhos únicos e irreverentes, sendo que, para Ricardo Macedo – enólogo responsável – este é sem dúvida um vinho muito especial,  “tudo o que imaginei para um Rosé está neste vinho”, sublinha.

Elaborado a partir da casta Tinto Cão – umas das castas mais resistentes do Douro, proveniente de uma vinha no Cima-Corgo situada a 400 metros de altitude e com cerca de 30 anos de idade, que se caracteriza por apresentar um cacho pequeno e película densa e de maturação tardia, o que permite atingir níveis de acidez muito interessantes que conferem uma excelente frescura a este Rosé.

Vinificado na Quinta de São Luiz, o Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2019 apresenta uma bonita cor salmão. Aromaticamente elegante, cativa pelo bouquet de frutas frescas como a groselha e a romã. De taninos sedosos,  impressiona pela cremosidade e até por uma certa untuosidade que, por si realçam a sua complexidade. Termina longo e fresco, em contemplação.

André Figuinha, head-sommelier do Restaurante Feitoria, reforça o facto desta segunda edição do Winemaker’s Collection ser “um Rosé sério, de cor marcante, com lugar à mesa para grandes ocasiões”.

Para Ricardo Rodrigues, head-sommelier do Restaurante Ocean, “a Kopke volta a trazer um excelente produto para o mercado mantendo a sua fasquia muito elevada. Um vinho que promete surpreender os amantes de Rosé, através da sua pureza, intensidade e versatilidade tanto para um copo num momento mais descontraído, como para um momento mais sério acompanhando uma refeição.”

A edição limitada Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2019 disponibilizará no mercado  2.541 garrafas de 750ml, numeradas e assinadas.