A queijeira Joana Garcia, proprietária da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, Alentejo, vai doar esta semana 2647 queijos artesanais de meia cura ao pessoal médico de três hospitais do país, como contributo na luta contra a pandemia de Covid-19 no nosso país

Essa doação, que ronda o valor de 4000€, chegará aos guerreiros da linha da frente dos hospitais Curry Cabral, em Lisboa, do Hospital de Évora, e do Hospital de S. João, no Porto. É a sua forma de homenagear estes profissionais e de fazer a sua parte na sociedade.

Esta não é a primeira doação que Joana Garcia faz desde o começo da pandemia. No início de abril, ofereceu 1000 queijos – que estavam destinados à Classe Executiva da TAP – à Associação Crescer e ao projecto “É um Restaurante”, que está a confecionar e distribuir 200 refeições para os sem-abrigo. Depois disto, seguiu-se uma acção de divulgação para tentar escoar a produção de queijos que Joana já tinha em stock – e esta correu tão bem que gerou encomendas de Norte a Sul do país. Joana Garcia vendeu mais de 11 900 queijos, em caixas de cinco – e por cada caixa vendida, a atribuiu um a esta causa solidária.

“Descobri que as pessoas são muito generosas”, afirma Joana Garcia. “E o melhor de tudo, foi ter conseguido salvar famílias e postos de trabalho. Dei o que tinha – e recebi imenso de volta. Na verdade, tem sido uma experiência humana incrível”, salienta a queijeira. Por isso, esta semana, Joana Garcia vai entregar 2647 queijos de meia cura às equipas médicas dos hospitais Curry Cabral, em Lisboa, ao Hospital de Évora e ao hospital de S. João, no Porto, fruto dessa acção de solidariedade. A queijeira, que em outubro do ano passado viu o seu queijo amanteigado ser considerado um dos melhores do mundo nos World Cheese Awards, em Itália, está satisfeita com o seu contributo e com o desenrolar das coisas, apesar de tudo, neste contexto complexo que é o da pandemia.