Em Campo de Ourique e no Restelo, as várias Esquinas do chef Vítor Sobral estão preparadas para responder às novas necessidades dos lisboetas, com serviço de entrega à porta dos restaurantes

Apesar de preocupado com os tempos que se estão a viver em Portugal e no mundo face à pandemia de Covid-19, o chef Vítor Sobral, fundador do grupo Quina – que possui oito espaços de restauração em território nacional – está focado em encontrar soluções para combater o vírus que em menos de duas semanas levou o país para casa e o colocou de quarentena.

São já oito as Esquinas a laborar em Lisboa – entre os restaurantes Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina, Talho da Esquina, o ‘corner’ no Time Out Market, três padarias (Padaria da Esquina de Campo de Ourique, de Alvalade e do Restelo), e a Oficina da Esquina, a fábrica onde se fazem os pães e bolos da Padaria -, num total de 120 colaboradores, cujos postos de trabalho o chef Vítor Sobral quer muito preservar.

“Comprometidos com os nossos clientes e colaboradores, o grupo Quina procurou alternativas para minorar o isolamento dos seus clientes – e decidiu reforçar o serviço de ‘takeaway’ em vários dos seus espaços”, explica o chef Vítor Sobral. “Não me faz sentido que um médico, um enfermeiro ou um bombeiro queira encomendar uma refeição para a sua família e que eu não contribua para suprir essa necessidade. Tenho a responsabilidade social de ajudar, prestando um serviço útil a todos. Tenho de continuar a prestar serviços que ajudem a sociedade civil”, acredita o chef.

Desde há muito que os espaços da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina trabalham com as plataformas Glovo e No Menu – e a partir de hoje, vários restaurantes do grupo Quina deixam de ter serviço de sala, mas mantêm o serviço de balcão, respeitando as devidas distâncias de segurança. As encomendas são entregues à porta da Tasca da Esquina e da Peixaria da Esquina. Nas Padarias da Esquina, mantêm-se as vendas ao balcão – sendo que se farão entregas para encomendas com valores a partir dos 5€.

As condições de segurança estão naturalmente no centro das preocupações do grupo Quina, e como tal, as plataformas de “takeway” foram contactadas no sentido de se perceber qual o material necessário a implementar – luvas e soluções à base de álcool. Do mesmo modo, as embalagens foram cuidadosamente escolhidas, com selo de segurança, para garantir a protecção e integridade dos pratos pedidos pelos clientes. Todas as equipas de produção do grupo Quina estão a ser formadas e monitorizadas com rigor, pois a segurança é preocupação de todos.

Uma última chamada de atenção para a questão da responsabilidade social. Enquanto empregador de 120 pessoas, o Grupo Quina preocupa-se com o sustento das suas equipas, e espera que a diminuição de clientes que frequentam os restaurantes não impeça a empresa de garantir o pagamento de salários. A mesma preocupação abrange os fornecedores do grupo, assim como o cumprimento de todos os compromissos bancários e fiscais. “O recurso mais apreciado em todas as Esquinas é o recurso humano”, reforça Vítor Sobral. Por isso mesmo, o chef gostaria que os elos da cadeia económica não se quebrassem por completo, de forma a minorar o impacto económico que esta pandemia irá ter no país.

Apesar de toda a vontade em querer contribuir para amortizar o impacto económico e social deste período incerto, o cozinheiro e empresário da restauração gostaria de contar com o apoio do governo ao sector, para que Portugal possa recuperar deste período complexo pronto a receber da melhor maneira os que o procurarão novamente. “Quero ajudar a criar soluções, e não contribuir para os problemas. Não quero causar problemas ao Estado nem às famílias que emprego. Quero apenas ferramentas para voltar a fomentar a economia e não deixar cair as minhas equipas.”

Contactos para encomendas:

Tasca da Esquina: 919 837 255 ou [email protected]
Peixaria da Esquina: 91 294 6155 ou [email protected]

Padaria da Esquina:
– Restelo: 910 019 616 ou [email protected]
– Campo de Ourique: 910 019 616 ou [email protected]
– Alvalade (entregas ao balcão):  21 133 8666 ou [email protected]