A harmonia de contrastes do clima alentejo com a influência atlântica em  castas cheias de personalidade  como Syrah, Aragonês e Touriga Nacional, que crescem e desenvolvem em contrastantes e harmoniosos desafios, dão origem a este tinto de 2016

Um néctar vivo, equilibrado, com boa fruta, madeira presente e bem integrada onde a cativante elegância revela o bom senso que os vários fatores referidos tiveram na construção natural deste vinho.

A baixa produção das castas dadas as caraterísticas dos  terrenos argilo-xistosos e franco-arenosos, potenciam o melhor de cada uma delas, exigindo um esforço que valorisa ainda mais o seu potencial e no fundo dão origem os vinhos Vicentino.

Ole Martin Siem, produtor, natural da Noruega, veio para Portugal faz 30 anos, tendo o seu background profissional e académico influênciado positivamente os vinhos que produz, dada a sua sensibilidade agrícola natural.

O seu conhecimento mundial de vários países e regiões através do comércio de frutas que desenvolvia, levou Ole Martin a escolher Portugal, achando as costas vicentinas o lugar ideal para produzir os vinhos com que sonhava, neste ecossistema que desde logo achou reunir as condições únicas para tal.

Pode harmonizar com pratos também eles elegantes mas concistentes e saborosos que integrem o nosso imaginário de uma cozinha á base de aves, vitela ou um bom bacalhau no forno.

Um vinho que promete alguma evolução em garrafa, pela acidêz e frescura que demonstra fruto da influência atlântica, mas que pode e deve ser desde já apreciado.

Vicentino tinto 2016 integra a garrafeira de inverno do Jornal Público, tendo sido um dos vinhos eleitos pelo Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com.

Mário Rodrigues

Escreve sobre gastronomia e vinhos e é fundador do Alivetaste.com
Membro fixo do Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com

Edição Rita Lisboa