O Quinta da Pedra Escrita Branco 2017 é um vinho Regional Duriense, elaborado a partir de uvas provenientes de uma vinha com a altitude média de 575 metros, situada em Freixo de Numão, no Douro Superior

Integralmente replantada em 2007, é uma vinha com solos graníticos, arenosos, secos e áridos, determinando uma baixa produtividade, ganhando-se, no entanto, vinhos com uma complexidade e concentração aromática ímpares.

Este vinho pretende fugir aos perfis estereotipados, sendo, por isso mesmo, um vinho singular, a partir de castas autorizadas na região, como o Verdelho (30%) e o Ragibato (30%), e castas exóticas como o Viognier (5%) e o Alvarinho (35%).

Em especial, o Alvarinho confere uma salinidade que acentua a sua acidez natural. O lote foi parcialmente fermentado em barricas usadas de carvalho francês e o restante em cubas de inox. Posteriormente trasfegado, o lote voltou à barrica e ao inox, com agitação das borras finas (“battonage”) durante 6 meses, um processo de vinificação que lhe conferiu alguma untuosidade, sem perder a sua fruta e a acidez. O ano de 2017, excelente para os vinhos da região, foi mais quente que 2018 e 2019, originando uvas com pouca polpa e películas mais espessas e a sua consequente acidez.

Este é um vinho mineral, cítrico, sugerindo notas de toranja e frutos exóticos, com notas de barrica muito bem integradas, muito persistente na boca, acidez viva e untuosidade. Não faltam virtudes para o considerarmos muito gastronómico. Excelente para harmonizar com peixes gordos e fumados e alguns queijos de pasta mole. Imagino-o com uma barriga de atum braseada. Mas sem pressas, pois a guarda por alguns anos só o vai melhorar!

Pedra Escrita branco 2017 integra a garrafeira de inverno do Jornal Público, tendo sido um dos vinhos eleitos pelo Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com.

Chef Renato Cunha

Chef de cozinha do restaurante Ferrugem em Famalicão

Membro permanente do Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com