O Douro como uma região vitivinícola, continua a surpreender-nos com a variedade dos estilos dos vinhos que ela pode originar

Nestas provas do Alivetaste.com encontramos exemplos de todos os quadrantes destes estilos vinhos do Douro, refletindo não só as diferenças nos locais onde as uvas são cultivadas e as castas usadas, mas também o mão do produtor.

Este Vinha dos Santos, é um tinto de 2017, um ano excecional que deu grandes vinhos do Porto e do Douro, proveniente de vinhas velhas da propriedade Quinta dos Frades. As vinhas velhas, não sendo um termo com um significado estrito, são vinhas em que as videiras já têm produzidas uvas durante várias décadas. A planta possua raízes mais profundas e uma estrutura da planta mais madura.

Tendencialmente estas videiras produzem menos massa de uva do que em anos anteriores, mas as uvas produzem vinhos mais intensos e complexos.  As vinhas velhas refletem o conhecimento e os valores vigentes da altura em que foram plantadas, muitas vezes têm mais videiras por hectare do que é habitual hoje em dia e podem não ter sido plantados todo com a mesma casta.

Este vinho faz parte do grupo dos vinhos descritos como elegantes. É um vinho de cor rubi, do aroma aberto e vivaz com notas de fruta preta a salientar-se. Um paladar fino e fresco com notas de fruta e mineral, com um peso na boca bem equilibrada com a sua frescura e um final longo. Sem dúvida um vinho merecedor de estar orgulhosamente no quadrante “elegante”.

Em termos de harmonizações é um vinho com perfil para acompanhar pratos não demasiado elaborados mas gastronomicamente saborosos, seja ao nível de pastas, carnes ou até vegetarianos.

Vinha dos Santos tinto 2017 integra a garrafeira de inverno do Jornal Público, tendo sido um dos vinhos eleitos pelo Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com.

Tim Hogg

– Professor na Universidade Católica e Investigador na UTAD, Diretor Científico do Laboratório Colaborativo da Vinha e do Vinho.

– Membro fixo do Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com