Na Rua Mouzinho da Silveira 27, no Porto, nasceu o Castro – Atelier de Pastéis de Nata, a primeira marca própria do grupo a ser criada de raiz para a Invicta, com a expansão para outras cidades em vista

A qualidade premium dos ingredientes da receita Castro faz destes pastéis artesanais sérios candidatos a serem uma referência em todo o país. “Usamos a técnica original ancestral com alguns detalhes na confeção que vão permanecer em segredo”, adianta Rui Sanches, CEO da Plateform. O pastel de nata do Castro não é, por isso, um pastel qualquer. Por exemplo, o creme é maturado por 24 horas antes de rechear as formas de massa folhada.

Há diferentes formas de o saborear, mas só uma de o confecionar. O pastel de nata CASTRO é fiel à receita secular, mas não esconde um segredo, e sim vários… na massa crocante e estaladiça, no recheio suave e ligeiramente queimado com um final cítrico e na textura cremosa.

Toda a ação do Castro – Atelier de Pastéis de Nata acontece num espaço aberto e à vista de todos, onde os pastéis são preparados fase a fase, até terminarem na vitrine à entrada da loja. A supervisionar todos esses momentos está o chef-artesão Daniel Seixas.

Quem por ali passar vai certamente deter-se, uma vez que é difícil não reparar no toldo azul royal e nos azulejos antigos que cobrem a fachada do atelier.

À semelhança dos restantes espaços do grupo, também este partilha a atenção ao detalhe a que a Plateform já nos habituou: as loiças foram criadas em parceria com a Vista Alegre, numa coleção que revive os clássicos desta casa. As do Castro têm um rebordo dourado a que se junta uma fina lista azul escura. Todo e cada elemento da decoração e do serviço foi pensado ao pormenor para que se criasse um espaço harmonioso e elegante, dos candeeiros às cerâmicas, aos sacos e embalagens de papelão com inscrições douradas – é ouro sobre azul.

É difícil determinar a origem do pastel de nata, apenas se sabe que a sua receita surgiu num convento e, desde então, tem sido aperfeiçoada até se ter tornado no ex-libris da doçaria conventual com maior projeção internacional. Um produto com séculos de história que conhece agora um novo capítulo através do Castro – Atelier de Pastéis de Nata.