A Vinalda vai passar a distribuir, em exclusivo, os vinhos da Quinta da Biaia, produtor biológico da Beira Interior

Em setembro, a centenária Quinta da Biaia – situada entre as encostas de Castelo Rodrigo, a Serra da Marofa e o rio Douro –, na Beira Interior, vem reforçar o portefólio daquela região vitivinícola da mais antiga distribuidora nacional.

A Quinta da Biaia remonta ao séc. XVII e inclui várias propriedades que totalizam 100ha, com cerca de 30ha de vinhas de altitude (750m), plantadas há várias décadas e que reúnem as castas características desta região (Síria, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca). Os vinhos são provenientes de três parcelas com características próprias: vinha da Alvandeira, em terrenos argilo-limosos; vinha dos Castros, de transição de granito e xisto; e vinha das Lameiras de granito.

O projeto vitícola resulta da comunhão de vontades de produzir vinhos com absoluto respeito pelo terroir, desde a produção em modo biológico até à vinificação, potenciando as características singulares da sub-região de Castelo Rodrigo.

A empresa tem hoje três acionistas: duas famílias (Flor & Lopes Ferro), ligadas por uma profunda e longa amizade e detentoras da união das propriedades constituintes da Biaia, com uma tradição familiar de viticultura desde há gerações e o enólogo Luís Leocádio, com quem comungam valores e visão, e que exprime os vinhos da Beira Interior de forma única.

“Somos da região e queremos preservar o seu solo e a sua biodiversidade! A produção biológica foi uma prática desde sempre na vinha e a certificação biológica desde o nosso primeiro vinho (2014). Porque acreditamos que a produção biológica maximiza a conservação dos solos, ao melhorar a sua fertilidade a longo prazo e por os usar de forma menos intensiva”, afirma Ricardo Lopes Ferro, Gestor do projeto.

“A parceria com a Vinalda resulta da comunhão da paixão pelos vinhos com forte personalidade, pelo gosto de partilhar do que mais nos orgulhamos e pela visão alinhada de como estar no mercado”, sublinha o responsável.

Por seu lado, José Espírito Santo, Diretor-Geral da Vinalda, refere que “o segmento dos vinhos biológicos está em crescimento”, salientando que “a Quinta da Biaia é uma referência nesta região, que tem enorme potencial”.

A produção biológica, o seu terroir impregnado de História, bem como o enquadramento pelos rios Douro, Côa e Águeda, imprimem um perfil único aos vinhos da Quinta da Biaia.