Chef do Iberostar Selection Lisboa é o Capitão da Equipa Júnior Portuguesa nas próximas Olimpíadas de Culinária

Jorge Fernandes, o responsável pela cozinha do hotel Iberostar Selection Lisboa e do seu restaurante à la carte Luz, foi o Chef escolhido para orientar a equipa júnior nacional da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), que irá participar na 25ª edição das Olimpíadas de Culinária, marcadas para fevereiro de 2020 em Estugarda, na Alemanha.

O Chef Executivo do moderno hotel da Rua Castilho já se encontra a treinar um grupo de jovens até aos 25 anos, que vão sendo eliminados até restar apenas uma equipa de sete elementos, que viajará para Estugarda, entre 14 e 19 de fevereiro do próximo ano.

Jorge Fernandes, que já fez parte das equipas juniores e séniores em Olimpíadas da Culinária e Campeonatos do Mundo, entre 2006 e 2014, tendo arrecadado seis medalhas de bronze e seis medalhas de prata, irá agora transmitir a sua experiência e conhecimento aos futuros cozinheiros, alguns ainda a terminar os cursos de cozinha.

Ao longo da formação, estará também sempre presente o compromisso que o Iberostar estabeleceu com a gastronomia local, através do conceito Honest Food, que promove, em cada um dos seus hotéis e restaurantes, o uso de matéria-prima de qualidade, o mais natural e caseira possível, bem como chefs e receitas alinhados com esta promessa. A ideia é apresentar propostas variadas, saudáveis e imaginativas, que se traduzem numa experiência sensorial de excelência e transformam a gastronomia num dos eixos diferenciais dos hotéis da marca.

Com os treinos a decorrer no Iberostar Selection Lisboa, o Chef não esquece a iniciativa que o grupo hoteleiro adotou no âmbito do consumo responsável de peixe, de acordo com o seu movimento “Wave of Change”. O movimento encontra-se assim presente em todo o modus operandi de Jorge Fernandes, cujas criações gastronómicas utilizam o peixe e o marisco mais fresco e da época, tendo como base práticas de pesca responsável. Além de fomentar o consumo responsável de peixe, o “Wave of Change” tem outros dois pilares: eliminação do plástico de uso único e melhoria da saúde costeira.

Criadas no final do século XIX, as Olimpíadas de Culinária são reconhecidas como a maior, mais antiga e mais importante competição do setor. Realizadas de quatro em quatro anos, contam com a participação portuguesa desde 1992, ano em que surgiram as Equipas de Competição Culinária da ACPP (séniores e júniores). Na próxima edição, irão concorrer 56 equipas de todo o mundo, 32 das quais são séniores e 24 são júniores.

Humildade, empenho, assiduidade, dedicação, atenção ao pormenor, resistência à pressão e resiliência são algumas das qualidades procuradas e incutidas pelo Chef Jorge Fernandes aos seus pupilos durante os próximos meses.

As provas finais consistem na preparação de um menu de almoço para 60 pessoas, incluindo entrada de peixe, prato principal de carne e sobremesa com várias texturas e temperaturas, e de um jantar buffet para 12 pessoas, que consiste em 48 finger foods (24 frios e 24 quentes), uma travessa festiva composta por três peças/terrinas de peixe e marisco com as respetivas guarnições e molhos a acompanhar, um prato principal de coelho (o uso do coelho é transversal a todas as equipas juniores nestas Olimpíadas) e sobremesa com várias texturas e temperaturas.