Originário do grego antigo, que significa “começo de algo”, Arkhe é um restaurante com uma cozinha de autor à base de vegetais, que respeita a sazonalidade dos produtos e privilegia o contacto com pequenos produtores, em busca dos melhores ingredientes

O chef João Alves trabalhou em Bali e percorreu diversos países da Europa durante 6 anos, o que lhe deu uma visão alargada e mais consistente do panorama da cozinha vegetariana praticada a nível internacional.

Em fevereiro de 2019, João Alves e a mulher Maria Kalinina decidiram abrir este espaço em Portugal, na cidade de Lisboa, dedicado a uma cozinha vegetariana de autor. Aqui o surpreendente sabor, texturas e empratamento aliado à qualidade dos produtos utilizados são uma indiscutível opção preferencial para todos os adeptos desta saudável e complementar cozinha.

Embora o chef João Alves, de origem brasileira, não seja vegetariano, defende o bom senso e equilíbrio de uma alimentação regrada e visualmente muito apelativa.

A diferença encontra-se numa aposta que começa logo com o pão de fermentação natural (terrapão) com manteiga de alho negro e azeite biológico.

Entre as opções a degustar, podemos experimentar o surpreendente crocante de tapioca com carpaccio de melancia, dijon vinagrete e alcaparras; panissa de grão de bico com variedade de tomates baby, tapenade, maionese de miso e gengibre; kimchi tortelinni com texturas de cenoura, espuma de parmesão e azeite de ervas; shiitake com creme de couve-flor assada, umeboshi demi-glace, ameixa e nozes; e para finalizar com uma das doces opções, um granita de abacaxi e gengibre.

De construção pombalina e paredes em pedra com os conhecidos arcos em tijolo, o Arkhe tem um ambiente de cores e iluminação quente, tendo a madeira um destaque especial para as cadeiras e mesas, para além de um balcão de serviço. O verde das plantas contrasta com toda a decoração.

Contactos
Rua Boqueirão do Duro 46
Lisboa
Telef: (351) 211 395 258
Mail: [email protected] ou [email protected]

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa