Aos vinhos do grupo Sogevinus juntam-se pratos e petiscos com a assinatura do chef António Vieira e um cenário inigualável sobre a Ribeira do Porto, argumentos que prometem fazer deste o espaço mais procurado à beira-rio

O projeto resulta de uma parceria com o conceituado chef António Vieira e tem como objetivo associar uma carta composta por petiscos e pratos inspirados em sabores da cozinha nacional ao vasto portefólio de vinhos – DOC Douro e Portos – da Sogevinus, o grupo que para além da Cálem integra outras conhecidas marcas como a Kopke, a Burmester e a Barros.

Com esta iniciativa, a Cálem pretende assim prolongar o leque de experiências que oferece nas suas caves, juntando às visitas ao museu interativo, às provas de vinhos e ao espetáculo de fado, uma outra oportunidade para desfrutar de uma gama de vinhos de qualidade, juntamente com uma seleção variada de propostas que privilegiam os sabores e os produtos portugueses, através deste concistente e reconhecido chef no panorama da gastronomia nacional.

A carta é diversificada e conjuga sugestões de petiscos para partilhar, saladas e outros pratos ligeiros – ideais para saborear na esplanada –, a par de várias opções de pratos de peixe, carne ou marisco com o sabor sempre bem presente, onde se destacam o bacalhau assado com broa e tapenade de azeitona, ovos rotos a não perder ou o costeletão de novilho maturado. Para o final da refeição, estão reservadas, entre outras, algumas propostas tradicionais como o pudim Abade de Priscos ou o leite-creme queimado ou ainda os gelados artesanais, confecionados pelo próprio chef António Vieira, entre os quais é possível encontrar o surpreendente gelado de vinho do Porto Cálem.

Para além da reconhecida qualidade das criações do chef, o convite surgiu de forma natural, uma vez que é parceiro da Sogevinus, desde 2018, altura em que assumiu o catering de todos os espaços do grupo. Ao projeto de design de interiores confortáveis e cativantes, assinado por Paulo Lobo junta-se um dos elementos-chave do restaurante: uma vista deslumbrante sobre a Ribeira do Porto, que pode ser admirada tanto no espaço interior como na esplanada.

Ainda a funcionar em regime de soft opening, o UVA by Cálem está aberto durante todo o dia, assumindo-se como um espaço de eleição para partilhar bons momentos a saborear deliciosas propostas de uma cozinha de conforto imperdível.

A celebrar 160 anos de história, a Cálem é uma das marcas de vinho com maior notoriedade em Portugal. Do seu património fazem parte as caves de vinho do Porto mais visitadas do mundo, por onde passam anualmente cerca de 300 mil pessoas.

Av Diogo Leite, 344 (frente, 4400-111 Vila Nova de Gaia
Telef: 22 494 8046

Mário Rodrigues