Abriu discretamente num local privilegiado e rico em História, no bairro de Belém, o novo Tsukiji, para desfrutar de uma refeição com muita qualidade ou beber um copo de bom vinho ou de sake (no wine & sake bar) enquanto espera

Batizado de Tsukiji em homenagem ao maior mercado de peixe do mundo, no Japão, este novo espaço, amplo e luminoso, oferece um vasto leque de possibilidades para toda a família. À entrada, um balcão recheado de peixe e marisco fresquíssimos dá o mote para a refeição: aqui serve-se peixe-galo, tamboril, garoupa, pargo, pregado ou linguado, carabineiros, ouriços do mar, lagostas ou camarões, sempre trabalhados de forma criativa. Mas também há sushi e sashimi, apetitosos ramen, ceviche e carne Waggyu, considerada a melhor do mundo.

Outra possibilidade no Tsukiji para uma ocasião especial é o menu degustação, composto por 5 momentos diferentes, a partir de um peixe escolhido pelo comensal. A proposta pode passar então por uma sopa de peixe com a cabeça do mesmo, de seguida um sushi, depois filetes, peixe grelhado, e uma entrada de escamas fritas, transformadas em surpreendentes e saborosas “pipocas”. Há ainda uma robata (um grelhador oriental), onde se pode assar o peixe à maneira do Japão.

Uma das ideias centrais do Tsukiji é aproveitar integralmente o peixe, trabalhando-o da barbatana à escama, da cabeça à cauda. No fundo, trata-se de pôr em prática o conceito de sustentabilidade que o chef pratica há anos – e que também se respira na arquitectura, dominada pelos materiais naturais, como madeiras, pedra e mármore, e na decoração, a cargo de Tiago Rodrigues, pontuada por motivos marítimos como cordas e escamas de peixe.  O chef de sala, Rui Teixeira, dar-lhe-á as boas vindas e tudo fará para que se sinta em casa. As sobremesas estão a cargo de Miyuki Kano, a chef pasteleira que também trabalha com o chef Paulo Morais há vários anos.

O Tsukiji conta ainda com outra mais-valia: um wine & sake bar, perfeito para relaxar ao fim do dia ou iniciar uma refeição. Aí, pode beber um bom copo de vinho português, experimentar um sake, ou apreciar um champagne francês. São mais de 100 as referências de vinho nacional e cerca de 20 sakes que podem ser acompanhados por um petisco da carta, composta por peixes curados ou fumados da cozinha de Paulo Morais. 

A partir de Julho, haverá ainda uma esplanada com vista privilegiada para o Mosteiro dos Jerónimos, com 30 a 40 lugares, para desfrutar do sol nesta zona turística, agora enriquecida com oferta gastronómica de qualidade.

 Paulo Morais foi o primeiro chef a dedicar-se ao sushi em Portugal e é assumidamente um dos mais entendidos no que diz respeito à cozinha oriental a nível nacional. Professor na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, passou por reconhecidos restaurantes como Midori, Bica do Sapato, Umai e Rabo d’Pêxe, de onde saiu para assumir a cozinha e a gerência do Kanazawa. Em 2017, lançou o Manual de Cozinha Asiática, um livro de receitas de vários países do sudeste asiático, como Laos, Cambodja, Myanmar, Indonésia, Tailândia, Vietnam, Filipinas, Malásia e Singapura. Em abril de 2019, abre o seu segundo espaço de restauração em Lisboa, o Tsukiji, em Belém.

Informação e Contactos:
Morada: R. dos Jerónimos, nº 12
90 lugares (1 sala privada com 30 lugares)
Horários: Wine & Sake bar e Restaurante – das 12h15 às 15h, das 19h às 23h.
À sexta, sábado e domingo, aberto das 12h à meia-noite