Realizou-se uma vez mais o sunset enogastronómico do Alivetaste “Sabores da Vida” 2019, no Palácio do Freixo, a partir das 18h. Este ano o Alivetaste faz 11 anos e o evento teve por isso ainda mais sabor, sendo já uma iniciativa de elevada qualidade que faz já parte do calendário nacional

Sabores da Vida 2019- Alive Taste – Palácio do Freixo – Porto- 01/07/2019 Photo: Jorge Simão

Realizou-se uma vez mais mais o sunset enogastronómico do Alivetaste “Sabores da Vida” 2019, no Palácio do Freixo, a partir das 18h. Este ano o alivetaste faz 11 anos e o evento teve por isso ter ainda mais sabor, sendo já uma iniciativa de elevada qualidade que faz já parte do calendário nacional.

Este evento não é aberto ao público, sendo B2B e destinado apenas a convidados especiais, convidados por cada uma das entidades, ao nível de chefs, diretores hoteleiros, produtores de vinhos, enólogos, gestores, empresários, investidores, comunicação social e opinion makers nacionais e em 2020 internacionais.

Um dos momentos foi  a entrega de prémios a alguns dos melhores vinhos portugueses, fruto do resultado das reuniões do “Painel nacional de avaliação de vinhos”, organizado pelo Alivetaste, com o apoio de Serralves e que reune todos os meses, avaliando 10 a 12 vinhos por mês, de onde saiem os melhores de cada categoria. Este painel fixo é composto por 10 personalidades nacionais de diversas àreas e que integram também por sessão  1 a 2 convidados especiais. Foram já eleitos cerca de 55 vinhos, entre brancos , espumantes, tintos e Portos, em dois anos de atividade.

Outro aspeto é que este ano volta a ter 15 chefs de cozinha com duas sugestões cada em finger food (com o apoio habitual da Recheio/CaterPlus) e 14 produtores de vinhos selecionados com 2 nectares muito especiais cada. Em 2019 foram mais de 400 convidados especiais e comunicação social a complementar este evento único em Portugal, dado não ser aberto ao publico e obrigatoriamente têm que estar presentes os chefs, os produtores e ou enólogos e os convidados especiais, não se podendo fazer representar, além da comunicação social. Desde 2016 que é produzido o Sabores da Vida e por onde já passaram nas 4 sessões, 56 chefs de referência de norte a sul do país, 89 produtores de vinhos das diversas regiões e 1.040 convidados.

Uma vez mais presente nos “Sabores da Vida” 2019, foram os diversos azeites dos produtores Yep e uma fragrância das oliveiras de Trás-os-Montes que representa os YEP (Young EVOO Producers), fruto de uma fusão cuidadosamente proporcionada pelo mestre Francisco Pavão, elaborado com base num “bocadinho” de cada um dos YEP, obtendo-se no final um blend extremamente elegante – um verdadeiro hino à YEP e azeites de excelência de Trás-os-Montes

Em 2019 foi apresentado o clube P do Jornal Publico, um novo e inovador projeto de qualidade, dedicado à comunidade de assinantes do Público. Um conceito que ultrapassa os limites da informação e dá corpo aos seus sentidos. Abrange categorías como hóteis, restaurantes, espetáculos, teatro, exposições, museus, livros e arte.

Coube a apresentação do Clube P a Cristina Soares e Manuel Carvalho, respetivamente administradora e diretor  do jornal Público.

Este ano foi o sommelier Adácio Ribeiro (Ex Sommelier da Casa da Calçada) para coordenar o serviço de vinhos, contando aqui com mais um valor acrescentado à qualidade da iniciativa.

Cada chef convidado participante, foi distinguido com um “Prémio de excelência” e um peça da Vista Alegre.

Um privilégio estar presente neste sunset enogastronómico do Alivetaste “Sabores da Vida ” 2019, um encontro de excelentes profissionais de cozinha e de produtores de vinhos, um evento único em Portugal numa amostra do melhor Portugal tem.

Vídeos de 2016, 2017, 2018, 2019

Texto Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa