O chef que integrou a cozinha do hotel durante sete anos (2010 – 2017), aceitou, este ano, o desafio para voltar a casa e assumir o leme, numa altura em que o emblemático hotel de Cascais está em plena fase de expansão global

“O Hugo Silva é um chefe que conhece a nossa identidade, que faz parte da nossa história e a quem confiamos o nosso futuro, mantendo o Farol Hotel como uma referência gastronómica a nível nacional,” afirma Ana Maria Tavares, Diretora Geral do Hotel.

Ao longo dos anos o chef Cascalense passou por inúmeras cozinhas, repletas de estrelas Michelin, tal como as dos famosos restaurantes Can Fabes Relais & Châteaux (Barcelona, 3*), Buerehiesel Relais & Châteaux (Estrasburgo, 3*), San Paul (Espanha, 3*) e Hoffman (Barcelona, 1*), que pautaram a sua cozinha e influenciaram o que podemos esperar no Farol Hotel.

Em Portugal fez parte da equipa do Chef Vincent Farges no Hotel Fortaleza do Guincho e nos últimos dois anos liderou a cozinha do Hotel Convento do Espinheiro em Évora, onde trabalhou mais com produtos da horta que integram a sua nova carta a beira mar.

Hoje, Hugo Silva está de volta para liderar um projeto que lhe está muito próximo do coração. “Para mim, o privilégio de viver ao lado do oceano e de poder usufruir de tudo o que ele nos oferece tanto a nível gastronómico como recreativo, é algo pelo qual sempre estarei ligado e grato. É a minha maior inspiração. E quando me pedem para definir a minha cozinha, eu uso sempre as palavras de um dos meus chefs favoritos, com quem tive o privilégio de trabalhar (Chef Santi Santamaria): “Não cozinho para alimentar, mas sim para emocionar”, diz o jovem chef.

Segundo o chef, o The Mix, cuja nova carta foi lançada em Junho, é um restaurante com uma essência portuguesa porque todos os ingredientes que utiliza são nacionais e locais. Para além da riqueza dos produtos do mar, Chef Hugo Silva também tem vindo a utilizar cada vez mais vegetais.“Defino-me cada vez mais como um amante de verduras, quer sejam elas do mar ou da horta; das ervas do litoral; das raízes; das folhas e de tudo o que nos oferece a natureza”, afirma Hugo Silva.