Festival faz de Porto Santo a capital nacional do atum  exalta um peixe que tem nas águas do Porto Santo um dos maiores cardumes do mundo

Serão seis dias em que a ilha de Porto Santo vai mostrar tudo o que ao atum diz respeito. Um peixe que tem um papel muito relevante na economia da região e que este ano volta a ser homenageado com a realização do «Festival Rota do Atum». A acontecer entre 4 a 9 de junho, com um pré-opening no dia 3 (programa completo em anexo), este evento irá levar à Madeira reconhecidos e prestigiados chefs nacionais e internacionais que mostrarão as potencialidades gastronómicas do atum, ele que tem também mil e uma maneiras de ser confecionado.

A iniciativa, na sua segunda edição, vai envolver restaurantes e profissionais de cozinha, instituições, assim como dezenas de agentes económicos locais e regionais. Um evento que, para lá das vertentes gastronómica e lúdica, tem também como objetivo alavancar o turismo de Porto Santo, bem como a economia da região.

A entrada no festival é livre, sendo que os menus de almoço terão um preço fixo de 20 euros e os de jantar 25 euros em qualquer um dos 15 restaurantes aderentes.

 “A recetividade e o entusiasmo que sentimos por parte de todos os agentes envolvidos direta e indiretamente têm sido tão grandes que acredito estarmos perante um evento que, mais do que marcante, irá ajudar a dinamizar a economia local”, refere Bruno Martins, diretor-geral do complexo Vila Baleira Resort, promotor do festival.

A Região Autónoma da Madeira é, a nível nacional, responsável por mais de 60% da cota total da pesca do atum, sendo que as águas ao largo da ilha do Porto Santo fazem parte da rota dos cardumes que percorrem os oceanos.

Do vasto programa desta II edição, que integra mais de 30 eventos durante seis dias, contam-se concursos gastronómicos, visitas aos atuneiros, noites com música temática, jantares vínicos, showcookings, exposições de fotografia, dança, assim como workshops. Serão, contudo, as propostas gastronómicas que certamente farão com que este festival seja inesquecível, estando desde já assegurada diversidade e riqueza na apresentação do peixe que por estes dias será rei: o atum!

O «Festival Rota do Atum» é organizado pelo complexo turístico ‘Vila Baleira Resort’ e conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, da Associação de Promoção da Madeira, da Associação de Promoção da Madeira, da Câmara Municipal do Porto Santo, da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo assim como da Japan Foundation e ainda as Embaixadas do Japão e das Filipinas.

Chefs convidados: Chef Cordeiro (Embaixador da II edição do Festival Rota do Atum); Chef Manuel Santos – Vila Baleira Resort; Chef António Vieira (Portugal); Chef Carmine Basile (Itália); Chef Yves Gautier (França); Chef Don Angelo Colmenares (Filipinas); Chef Ben Borsht (Austrália); Chef José Goye (Espanha); Chef Shinya Koike (Japão); Chef Koichi Mori (Japão)

Restaurante aderentes: Panorama; Restaurante Vila Alencastre; Restaurante João do Cabeço; Restaurante O Calhetas; Restaurante Sea & Blue; Restaurante Casa do velho Dragoeiro; Restaurante O Forno; Restaurante O Moinho – Vila Miséria; Restaurante Pé na Água; Restaurante Mar & Sol; Restaurante Bar Beach Club; Hotéis Pestana; Hotel Porto Santo & Spa e Bar O Henrique.