Uma lista consistente de 48 excelentes vinhos já eleitos (brancos, espumantes, tintos e Portos) integram esta relação dos 16 painéis já realizados, que demonstra a elevada qualidade do que se produz em Portugal

Dia 27 de maio de 2019 reuniu uma vez mais em Serralves, no restaurante Links, o Painel de Avaliação de Vinhos. Foram apreciados brancos, espumantes e tintos portugueses, elegendo o melhor de cada, que se juntaram aos já 45 vinhos eleitos por este Painel, que integra 10 personalidades de vários quadrantes e alguns convidados.

Nesta sessão estiveram presentes dois convidados – José Pinto (Vice-Presidente Apcor) e Joaquim Lima (Diretor Geral Apcor).

Morvalley Grande Reserva 2016 do produtor José Carlos M. Pinto, da região do Douro, foi o branco selecionado. Nos espumantes, o QM Alvarinho Reserva Bruto do produtor Quintas de Melgaço, da região de Monção e Melgaço, foi o escolhido. Já nos tintos saiu vencedor o Mamoré de Borba Tinto 2016 do produtor Sovibor – Sociedade de Vinhos de Borba da região do Alentejo.

Integra este Painel como membros fixos: Artur Junqueira (Silva Carvalho Catering), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (jornal Público), Luís Machado (arquiteto e empresário), Manuel Moreira (consultor vínico), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Renato Cunha (chef de cozinha do Ferrugem), Miguel Rangel (Fundação de Serralves), Tim Hogg (investigador na UTAD e na Universidade Católica) e Paulo Russel-Pinto (IVDP).

O Painel de Avaliação de Vinhos é organizado pelo site Alivetaste.com e tem o integral apoio de Serralves, da garrafeira Garage Wines, da Silva Carvalho Catering (restaurante Links de Serralves) e Personalizart.

Texto Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa