“As grandes reservas da Taylor’s de vinhos do Porto muito velhos envelhecidos em casco permitem-lhe ser o líder da categoria Tawnies de Idade (10, 20, 30 e 40 anos) e oferecer colheitas raras, de grande interesse quer para o amante de vinho do Porto como para o colecionador”, refere Adrian Bridge

O diretor geral da Taylor’s  acrescenta ainda: “O Taylor’s Single Harvest 1969, o sexto desta magnífica série de edições limitadas, é um vinho absolutamente excecional e um digno herdeiro da arte do envelhecimento em madeira que a Taylor’s afinou ao longo dos séculos.”

Estes extraordinários vinhos do Porto envelheceram em cascos de carvalho mantidos em condições frescas, escuras e tranquilas durante todo este tempo. Foi assim que o vinho maturou, lenta e equilibradamente, e foi desenvolvendo gradualmente os sublimes, ricos e sumptuosos aromas característicos de um vinho do Porto muito velho. Apresentam uma elegância e persistência de sabor que os torna irresistíveis e de presença memorável numa celebração de meio século.

Cor de mogno profundo com discretos reflexos de azeitona no bordo. Nariz muito fino e elegante, com um opulento núcleo de mel silvestre, melaço e manteiga de caramelo com insinuantes notas de pimenta preta e canela. Aromas a caixa de cedro de charutos, deliciosas fragrâncias de ervas silvestres e uma discreta aura de menta fresca, conferem uma adicional camada de complexidade. O paladar perfeitamente calibrado é evidenciado por uma fresca acidez e apresenta uma riqueza de sabores ricos e suaves, melaço, figos secos, sultanas e confitado de damasco. O final é limpo e brilhante, com notas de pera madura, menta e discretos apontamentos cítricos picantes.

É um excelente acompanhamento para muitas sobremesas. Combina muito bem com sobremesas de figos, amêndoas e caramelo. É um excelente complemento a um leite-creme ou morangos. Também pode ser apreciado sozinho, no final da refeição, ou com nozes e outros frutos secos, e pode ser servido ligeiramente refrescado no Verão.

Este Taylor’s Colheita, elaborado exclusivamente com vinhos do ano 1969, está pronto a ser consumido, recomendando-se que a temperatura de serviço esteja entre os 12 e os 16ºC. É apresentado na clássica garrafa fosca associada aos famosos Tawnies de idade da Taylor’s e acondicionado numa elegante caixa de carvalho. Está disponível nas melhores garrafeiras do país a partir do final de março, com o PVP recomendado de €280.