O Município de Esposende, em parceria com as unidades de restauração concelhias, leva a efeito a iniciativa Março com Sabores do Mar – pelo 20º ano consecutivo – com o intuito de afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico e de atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais

Polvo – Hostel Cantinho da Avó

O evento foi apresentado publicamente, numa sessão onde marcaram presença os diversos parceiros do evento e que decorreu no Espaço Sabores do Mar, instalado no Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade, que servirá de palco à realização de um conjunto de iniciativas ao longo do evento. A sessão contou com a colaboração da Escola Profissional de Esposende.

 “Março com Sabores do Mar é uma marca de relevo no panorama gastronómico nacional, assente em vinte anos de divulgação do património enogastronómico de Esposende”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, notando que a iniciativa pretende “envolver toda a comunidade local, com forte participação da comunidade escolar, promovendo concursos e iniciativas que incentivam o consumo de peixe”.

Na 20.ª edição do Março com Sabores do Mar participam 41 restaurantes, 20 dos quais aderem ao Concurso Gastronómico Março com Sabores do Mar, apresentando propostas inovadoras ao nível dos pratos de peixe e marisco, tal como sucede com os concursos Jovem Cozinheiro da Escola Profissional de Esposende, Cantinas Escolares, Fish Chef e Peixe com Todos. No evento participam também 20 pastelarias com produção própria.

A iniciativa Doces e Endógenos irá proporcionar a demonstração, degustação e aquisição de produtos locais, com destaque para os hortícolas, pastelaria, lacticínios, vinhos, licores, cerveja artesanal, entre outros.

Nesta edição repete-se a atividade A Escola vai à Lota!, para dar a conhecer à comunidade escolar a atividade piscatória desenvolvida no concelho, bem como a iniciativa O Peixe é Fish, que visa despertar junto dos jovens o interesse pelo consumo de peixe.

O programa inclui também o seminário “Gastronomia de Esposende: do mar à horta”, que visa sinalizar e valorizar o pescado e a Costa de Esposende e afirmar a produção hortícola local.

 programação do Março com Sabores do Mar está disponível em www.visitesposende.com.