Um fim de tarde com casa cheia e agradáveis emoções despertadas por uma visita a algumas das obras impactantes e surpreendentes de Joana Vasconcelos, em exposição no Museu de Serralves. Seguiu-se um jantar no restaurante Links, também em Serralves, de sabores e texturas inesquecíveis, com menu assinado pelo chef Renato Cunha e sobremesas da chef Mónica Pereira, tudo complementado com magníficos vinhos

O Museu de Serralves serviu de pano de fundo a uma inovadora iniciativa – o 1º Arte ao Jantar – que juntou arte, em algumas das diversas vertentes, com conceituados e arrebatadores artistas, na verdadeira aceção da palavra.

As obras de Joana Vasconcelos são de dimensões proporcionais ao impacto que causam, transmitindo um conceito e abordagem muito própria de uma visão feminina cativante, que reflete e relembra o importante papel da mulher no equilíbrio da sociedade através de realidades do quotidiano.

Da visita às obras desta internacional e conceituada artista portuguesa, passámos para duas outras áreas, a gastronómica e vínica. Aqui tivemos mais dois profissionais também criativos e surpreendentes: a chef Mónica Pereira e o chef Renato Cunha, sendo este último do restaurante Ferrugem (em Famalicão), que tem feito um trabalho único e inovador desde há cerca de 20 anos e que assinou a saborosa e criativa carta.

Integrando o welcome drink apresentou três opções: o Caldo de Peixe, Açorda de ovas e Croquetes de cozido à portuguesa, sendo um início saboroso que surpreendeu todos. Tudo acompanhado por um Soalheiro Rosé, produtor que em boa hora se juntou a esta iniciativa dando a conhecer este interessante néctar.
O primeiro momento foi do Bacalhau com todos – uma cativante, surpreendente e saborosa abordagem deste prato tradicional, harmonizado pelo o elegante e fresco Manoella branco de 2017, do produtor Wine and Soul.
Um Duo selvagem de robalo e boletos em arroz malandro foi o segundo momento, em que a já acostumada elegância, frescura e sabor esteve uma vez mais presente. Agora tivemos outro branco, o Pedra Escrita de 2017 do produtor Rui Roboredo Madeira, que mostrou ser um vinho surpreendente no acompanhamento deste prato.
Ainda da carta de Renato Cunha, terminámos a degustação deste chef com um Rabo de boi e compota de nabo, onde o sabor e a textura foram arrebatadores, com a inesperada ligação e inovação com a compota, onde por vezes este tubérculo é desprezado, mas no entanto foi aqui elevado ao topo como parte integrante e suplementar deste prato. Aqui tivemos outro excelente vinho, o tinto Titular reserva 2015 do produtor Caminhos Cruzados.

A passagem para as sobremesas foi dada já pela chef Mónica Pereira, através do quarto momento, com a pré-sobremesa de uma Mousse de lima e menta.
Esta criativa profissional, que tem inovado o mercado nos últimos 15 anos com as suas saborosas e surpreendentes conceções e relembrando sempre as tradições da doçaria tradicional portuguesa, apresentou uma sobremesa altamente apreciada e referenciada: O Abade no jardim de Serralves, que fechou com chave de ouro este repasto de platina. A acrescentar a esta arrebatadora sobremesa tivemos o Poças Tawny 20 anos.

O café também não ficou solteiro e a Mónica Pereira resolveu ainda presentear todos com um verdadeiro mimo: uma Trufa de chocolate negro, verdadeiramente imperdível no sabor e textura.

O jantar contou com a colaboração da equipa do Chef Fernando Ramada, do Restaurante Links  de Serralves.

Foi um inesquecível prazer de fim de dia e início do mês de março, que promete o 2º Arte ao Jantar a anunciar brevemente, antes do final do semestre, ainda mais desenvolvido na programação.

De realçar que os vinhos para aqui apresentados foram retirados dos cerca de 40 já selecionados pelo Painel Nacional de Avaliação de Vinhos, composto por diversas personalidades do mundo da gastronomia e vinhos, organizado pelo site Alivetaste.com, que reúne uma vez por mês em Serralves, no restaurante Links.

Esta iniciativa do Alivetaste.com, com a colaboração de excelentes profissionais, teve também a organização de uma entidade sobejamente conhecida pela qualidade dos serviços de Catering que presta – a Silva Carvalho Catering – para além da participação ativa e fundamental de Serralves. A Garage Wines, Soalheiro, UPT- Universidade Portucalense e Personalizart foram também parceiros eficazes de relevo.

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa