Esta noite, a Revista de Vinhos anunciou e premiou os grandes protagonistas do último ano, em 24 categorias

Prémio Chefe de Cozinha do Ano, Benoit Sinthon

 “De enorme profundidade, onde se sente a extrema frescura do conjunto estrutural. Suave mas autoritário nos taninos, profundo e dinâmico sem nunca ser potente”. Assim é descrito o “Vinho do Ano 2018” pela Revista de Vinhos, o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2015 (Douro).

“OS MELHORES DO ANO 2018 refletem o trabalho de entrega total, a procura incessante da perfeição, a originalidade, a capacidade de liderança, o saber fazer e o reconhecimento do setor”, referiu o diretor da publicação, Nuno Pires, no final da cerimónia que decorreu na Alfândega do Porto e reuniu 900 convidados das áreas do vinho, gastronomia e turismo.

Paul Symington, da Symington Family Estates, foi galardoado com o “Prémio Homenagem”; João Roquette, do Esporão, é a “Personalidade do Ano no Vinho”; a Aveleda é a “Empresa do Ano”;  António Maçanita é o “Enólogo do Ano”; Luís Leocádio é o “Enólogo Revelação do Ano” e Gabriela Marques, do Restaurante Varanda, do Ritz Four Seasons, Lisboa, é a “Sommelier do Ano”.

No universo vínico, a Revista de Vinhos distinguiu ainda Quanta Terra (Douro) na categoria “Produtor do Ano”; Poças Júnior (Douro) como “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano”; e a Quinta de Santiago (Vinhos Verdes, subregião de Monção e Melgaço) como “Produtor Revelação do Ano”. A “Marca do Ano” é Marquês de Borba (João Portugal Ramos, Alentejo), a “Loja / Garrafeira do Ano” é a Cinco Estrelas (Aveiro); e o “Distribuidor do Ano” é a Heritage Wines. O prémio “Inovação / Investigação do Ano” foi atribuído à Corticeira Amorim e o “Enoturismo do Ano” ao 17•56 Museu & Enoteca Real Companhia Velha (Vila Nova de Gaia).

Na componente gastronómica, o prémio “Personalidade do Ano na Gastronomia” foi entregue a Paulo Amado, Diretor da Inter Magazine, publicação dedicada à gastronomia, que organiza o concurso Chef Cozinheiro do Ano, e das Edições do Gosto. O “Chefe de Cozinha do Ano” é Benoît Sinthon, do Restaurante Il Gallo D’Oro, Hotel Cliff Bay Madeira, (Funchal) com duas estrelas Michelin, e o “Chefe Revelação do Ano” foi entregue a Óscar Gonçalves, do Restaurante G Pousada, que recebeu uma estrela Michelin em novembro (Bragança). O Alma, com duas estrelas Michelin, do chefe Henrique Sá Pessoa (Lisboa) é o “Restaurante Gastronómico do Ano”, o Terroso (Cascais) o “Restaurante Com Melhor Serviço de Vinhos do Ano” e o produtor de peixe e marisco Nutrifresco (Albufeira) o “Produtor Artesanal do Ano”. A cidade de Santarém recebeu o galardão de “Destino Gastronómico do Ano”. Por fim, a nível internacional, o jornalista gastronómico J. A. Dias Lopes é a “Personalidade do Ano no Brasil”.

 Programa de TV sobre Vinho mais famoso no mundo gravará temporada em Portugal

Numa noite memorável, com a Alfândega do Porto com lotação esgotada, o evento “OS MELHORES DO ANO 2018” da Revista de Vinhos foi ainda palco para o anúncio de que Portugal é o pais escolhido para as gravações da nova temporada do mítico programa The Wine Show, sucesso de audiências em todo o mundo, com transmissão em mais de 100 países.

Depois de duas temporadas filmadas em Itália e em França, a equipa de apresentadores especialistas em vinho, composta pelo famoso Joe Fattorini, Amelia Singer e a Master of Wine convidada Jancis Robinson vão viajar pelo país à procura de vinhos que representem e contem a riqueza e a diversidade da história de Portugal focando, além dos vinhos, viagens, património e boas estórias.

“Pretendemos colocar Portugal no topo da lista de desejos de todos os viajantes. Com um media value superior a 7 milhões de euros, a exposição resultante da visita do The Wine Show é uma oportunidade sem igual para todos os parceiros. Dos EUA à Austrália, passando pela China, Brasil e outras paragens bem mais longínquas, a nossa vasta audiência de apreciadores de vinho e entusiastas de viagens vai seguramente apaixonar-se por Portugal”, garantem os responsáveis do programa.