Com o granito do Dão na alma, Quinta dos Carvalhais ÚNICO 2015 foi ‘moldado’ com a paixão e o saber de Beatriz Cabral de Almeida, resultando num vinho singular, delicado e simultaneamente renovado e autêntico, sendo um tinto fiel à personalidade do Dão

É a terceira edição do topo de gama da Quinta dos Carvalhais – sucedendo às colheitas de 2005 e 2009 – e tem a particularidade de ser produzido apenas em anos de qualidade excecional, quando a Natureza assim o permite.

Perfeita exaltação da Touriga Nacional (88%), para Beatriz Cabral de Almeida, enóloga responsável pelos vinhos da Quinta dos Carvalhais, este novo Único “transmite toda a pureza agreste da região, expressando a dedicação e o amor da equipa de enologia e viticultura a este lugar e à sua identidade. Exprime longos anos de aprendizagem e, como numa típica vindima do Dão, o contributo de cada casta e do terroir que o influencia. É um abraço ao Dão”.

A colheita de 2015 de ÚNICO vem perpetuar o papel de Quinta dos Carvalhais enquanto embaixadora da superior qualidade dos vinhos da região, confirmando todo o seu potencial e a emergência de um ‘novo Dão’.

“Ao mesmo tempo que ‘respira’ a imponência da Serra da Estrela, a imensidão das florestas, a frieza e dureza do granito, ÚNICO 2015 é também capaz de revelar os aromas suaves e delicados da terra e da vinha, os seus ‘tons’ frescos e elegantes”, salienta a enóloga.

Expoente máximo do melhor que o Dão tem para oferecer, ÚNICO 2015 apresenta-se numa exclusiva e sofisticada edição limitada de 5.746 garrafas. Nele se alia um legado de saberes antigos e a vontade de inovar que caracteriza a Sogrape, ao redesenhar perfis e lançar tendências, desafiando o tempo.

Com notas de fruta preta e fruta silvestre, nuances resinosas, aromas de floresta, musgo, pinheiro, sous-bois e um toque mentolado muito fresco, a delicadeza do Quinta dos Carvalhais Único 2015 está patente tanto na cor como nos aromas.

De ataque firme e definido, com taninos polidos, num corpo fresco, elegante e envolvente, é a expressão exata do terroir da Quinta dos Carvalhais, cuja complexidade aromática se confirma na boca, complementada com alguns toques florais que perduram num final volumoso, delicado, longo e persistente.

Estamos perante um tinto que convida à mesa, com uma elegância e frescura que lhe confere versatilidade, pelo que tanto poderá acompanhar um polvo ‘à lagareiro’, como um cachaço de porco assado no forno ou até um arroz caldoso de entrecosto.

P.V.P. Recomendado é de 80€