A experiência da autêntica comida de rua mexicana – mas com um twist cool — saborosa e fresca, para momentos de partilha e diversão

Tudo começou em 2014 num pequeno espaço em Wynwood, o bairro dos artistas em Miami, onde uma multidão fazia fila à porta do novo restaurante mexicano da cidade, criado pelos americanos Sven Vogtland e Scott Linquist, e pelo mexicano Alan Drummond. O sucesso foi tal que cedo abriram outros espaços, em Brickell e Palm Beach. Agora, chega a vez de Lisboa se apaixonar por este conceito que quer contagiar todos — do casual foodie ao saudável, do gourmet consciente ao vegetariano. 

A porta em azul eléctrico, a cor que caracteriza o restaurante, abre agora no Príncipe Real, em Lisboa. Rui Sanches, CEO do grupo Multifood, que numa viagem a Miami ficou amigo dos fundadores, agora parceiros, afirma que “o COYO TACO tem a ver com cultura de rua. Ou seja, boa comida, boa música e um bom bar”. Sven Vogtland acrescenta: “Não se trata apenas de comida mexicana. É todo um conceito de lifestyle”. O objetivo foi criar uma oferta de comida autêntica, despretensiosa, com um serviço rápido e um ambiente cool. Em suma, imbuir na marca o espírito de Coyoacán — a cidade onde Alan Drummond nasceu e de onde vem o nome Coyo —, o bairro mais artístico da Cidade do México, de onde Frida Kahlo é originária.

A frescura e qualidade dos ingredientes é, desde sempre, o ponto de partida do COYO TACO. A sua filosofia “Todo es fresco”, capta a essência da comida mexicana, sendo uma montra da gastronomia das suas diferentes regiões, ao trazer-nos receitas e confecções autênticas. Mas o segredo para tanta genuinidade está nas tortillas de milho, feitas artesanalmente no restaurante ao longo do dia, para garantir frescura, com recurso a uma prensa manual; sem o uso de máquinas, elas adquirem uma textura muito mais delicada e macia. Na sua génese há uma farinha de milho especial, importada do México, a Nixtamal. Este ingrediente fulcral para tortillas verdadeiramente mexicanas, resulta de um processo de confecção dos grãos de milho secos com calcário em pó e água, que elimina a casca de milho, ou a deixa mais amolecida, dando origem a uma farinha muito mais suave depois de moída.

Todo o espaço apela à partilha e diversão. O ambiente é informal, jovem e urbano, com 24 lugares sentados e uma cozinha aberta, onde é visível todo o processo artesanal de confecção de uma tortilla, feita de raiz. A música ambiente, com uma playlist especial, e um bar com uma janela aberta para a rua que serve cocktails. Fernão Gonçalves, head barman do restaurante Pesca, criou a carta para o COYO TACO.

www.coyotaco.pt
Telef: (+351) 210 529 201
Mail: [email protected]
Rua D. Pedro V, 65
Lisboa