O “Cavaleiro das Trufas de Alba e dos Vinhos de Alba” apresentou em Lisboa uma trufa branca de 1, 153 kg, a maior alguma vez vista em Portugal e uma das maiores trufas da História mundial, pela mão do chef Tanka Sapkota

Foto de Jorge Simão

Lisboa recebeu, na passada sexta-feira, a maior trufa branca da década, com 1 153 kg, pela mão do chef Tanka Sapkota. Este foi agraciado, a 10 de novembro, em Alba, com o título de “Cavaleiro das Trufas Brancas e dos vinhos de Alba” pela Ordem dos Cavaleiros do Tartufo de Alba, sendo o único em Portugal a ter recebido essa honraria por parte desta confraria eno-gastronómica existente desde 1967.

Desde 1992 que o chef Tanka trabalha com este produto magnífico e o serve todos os anos aos seus clientes, o que fez dele uma referência na área da trufa branca no país. “Receber este diploma representa para mim um grande orgulho”, afirmou o chef Tanka Sapkota, que tem noção do prestígio e da responsabilidade que o prémio implica. “Todos os anos vou a Alba, onde fiz amigos e onde tenho um caçador de trufas que me consegue arranjar as trufas mais frescas”.

Foi assim que o chef nepalês conseguiu trazer para Portugal esta trufa branca de 1, 153 gramas, a maior da década na Europa, e uma das maiores da História. O montante de aquisição da trufa nunca foi revelado – mas o valor de mercado deste ingrediente  em 2018  colocou uma trufa de 880g a um preço de 85 000 euros.    

Desde 1996 em Portugal, depois de ter vivido e trabalhado na Alemanha e em Itália, Tanka Sapkota apaixonou-se e especializou na gastronomia italiana. Hoje, possui três restaurantes em Lisboa, onde serve comida de excelência: o Come Prima, o Forno d’ Oro e o Il Mercato. 

A trufa que foi apresentada em Lisboa a 23 de novembro não é apenas uma trufa – nem tão somente a maior trufa da década. Ela é também o símbolo do que um produto gastronómico pode fazer por uma região, a nível turístico e económico. E do que em Portugal também poderia ser feito em torno dos produtos icónicos de cada região. 

O menu com trufa branca do Come Prima, harmonizado com produtos nacionais e vinhos portugueses de topo, pode ser degustado até 8 de Dezembro.  

R. do Olival 258
1200-744 Lisboa
Telef: +351 21 390 2457