Em ação fundamental de formação para o mercado nacional, onde existe grande carência de profissionais,  o Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos da UPT- Universidade Portucalense, visa especializar profissionais no mercado dos vinhos e orientar novos investidores na área, através de matérias relacionadas com as diferentes tarefas ligadas aos vinhos, desde a produção à comercialização, tendo sempre em conta uma escolha orientada e personalizada

Foto de Pedro do Canto Brum

Este Short Master conta com um plano de estudos integrado por 8 módulos, que conta com excelentes profissionais, muito conhecedores dos vinhos e dos seus negócios que, módulo a módulo, oferecem um programa formativo e pleno de experiência.

Esta ação tem ainda por objetivos:

  • Adquirir conhecimentos base sobre o universo dos vinhos a nível nacional e internacional, por forma a desenvolver estratégias adequadas de aconselhamento ao consumidor.
  • Compreender a importância e as especificidades das regiões vitivinícolas, assim como a terminologia e cultura associada ao vinho.
  • Adquirir conhecimentos sobre viticultura e enologia, desde o processo de produçao da vinha ao engarrafamento.
  • Desenvolver estratégias de marketing, promoção e comercialização dos vinhos, tendo contacto com alguns casos de sucesso.
  • Compreender a importância da harmonização de vinhos e gastronomia, através das experiências gastronómicas e mecanismos de prova.
  • Entender as características específicas do Enoturismo, como veículo promotor das regiões e instrumento privilegiado de distribuição de produtos e serviços.

Ainda segundo a Drª Isabel Vaz de Freitas, diretora do Departamento de Turismo Património e Cultura da Universidade Portucalense “Neste curso de especialização, entende-se, ainda, o vinho como um recurso do património material e imaterial local e regional, com forte implicação na construção das paisagens naturais e culturais dos lugares. No Departamento de Turismo, Património e Cultura, acreditamos que a cultura e a História dos lugares marcam a diferença quando se trata de elevar a qualidade de um produto.

Afirmando ainda que “Para conhecer a importância deste recurso enquanto estruturador de paisagens, desenvolveu-se um programa cultural que acompanhará a formação e permitirá sentir e viver experiências per si”.

Drª Isabel Borges é a  Coordenadora do Short Master Escanção e Mercado Global de Vinhos, que tem como formadores, Ana Bolina, Anselmo Mendes, Carlos Magalhães, João Carvalho, José João Santos, João Marinho Falcão, José Varela Gomes, Manuel Moreira, Mário Rodrigues,  Pedro Ferreira, Renato Cunha e Vítor Pinho.

A Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) é um estabelecimento de ensino superior cooperativo que iniciou a sua atividade em 1986.

Para este  Short Master foram abertas apenas 24 vagas, estando as inscrições abertas até 30 de dezembro. O Período letivo será de 7 de janeiro a 31 de julho  2019, às segundas e terças, 18h30 às 21h30.

Contactos:
Coordenação: 
Mail: [email protected] Gabinete de Ingresso da UPT Drª. Margaret Amorim
Telef: 225 572 222 / 23 | 969 773 967 | 800 270 201 | [email protected]