Entre as novidades de outono, o Astória apresenta um menu vegan – pensado para acompanhar o crescimento desta tendência mundial –, mas sem descurar os pratos mais tradicionais, como o Arroz de Marisco e as opções confecionadas com ingredientes da época, como castanhas, cogumelos, sopa de bacalhau ou favas com chouriço – eleição entre clientes nacionais e internacionais

As cores do outono chegaram à mesa do Astória, restaurante do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. Nas entradas destacam-se a Sopa de bacalhau, ovo a baixa temperatura com rebentos e coentros; as Favas com chouriço de porco preto, gema de ovo e pato fumado caseiro; e o Tártaro de Salmão, alcaparras, funcho e vinagrete de citrinos.

Nos pratos principais viajamos entre as opções de assinatura, – como o Bacalhau curado e aromatizado com limão e coentros, puré de grão-de-bico e chalotas caramelizadas ou a Barriga de porco, texturas de batata-doce, crumble de morcela, puré de maçã e molho de vinho tinto – as opções clássicas, – como o Linguado de Mar com molho de manteiga, alcaparras e funcho – e as opções tradicionais, – como o requintado Arroz de Marisco, caldo e medalhão de lavagante, carabineiro e amêijoa do Algarve ou o Ensopado de borrego, batata nova assada e azeite de hortelã.

Do forno a carvão saem opções de carne e peixe, com um sabor e textura inesquecíveis, como o Bife da Vazia Angus, uma seleção premium, ou o Lombo de Salmão. E porque nada melhor do que agradar a todos os gostos, é possível escolher o ponto de cozedura e o molho mais apetecível, como vinho tinto, pimenta verde ou mostarda antiga.

Para acompanhar, o Astória preparou, para a nova estação, Arroz de grelos e feijão vermelho à moda do norte; “Gratin” de batata com queijo gruyère e parmesão; Gratinado de couve-flor com queijo azul; uma Seleção de vegetais da época salteados; e mais.

Nas sobremesas, destaca-se a tradicional Sericaia alentejana com calda morna de ameixa de elvas; a Tarte de caramelo e sal marinho com ganache de chocolate amargo; e a Pavlova com suspiro, chantilly de baunilha e frutos do bosque.

Para os que preferem opções vegan, ou seja, que têm um estilo de vida focado no respeito pelos animais e que não ingerem qualquer alimento que contenha ingredientes derivados dos mesmos, o Astória sugere as seguintes opções: Jardim de verduras miniatura de Outono, Húmus e areia de azeitona e crocante de sésamo, como entrada; Cevadoto de abóbora manteiga assada, pinhões tostados e cogumelos da época, mel de alecrim e espinafres frescos, como prato principal; e Torta de laranja e cenoura com calda de anis, sorbet de maçã e nozes pecan caramelizadas, como sobremesa.

Além disto, o restaurante do Palácio das Cardosas disponibiliza um “Menu para Partilhar” (a partir de quatro pessoas), com três entradas, três pratos principais e três sobremesas – uma seleção da carta – e um “Tasting Menu”, para os que se recusam a deixar de lado alguns dos sabores da nova estação, tendo a possibilidade de degustar duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, a um preço especial. O luxuoso Oscietra Caviar mantém-se nas opções, servido com torrada Melba, clara de ovo ralada e gema, alcaparras e chalotas.

Restaurante Astória:
Praça da Liberdade, 25, Porto
Horário de funcionamento – Restaurante: 12h30 às 15h00 e 19h30 às 22h30
Horário de funcionamento – Esplanada: 10h30 – 23h00
Contacto para reservas: +351 22 003 56 39 ou [email protected]
Website: astoriarestaurante.com/