Um espaço simples à entrada do Mercado do Funchal, riquíssimo em gastronomia, onde a alma e paixão pela cozinha são um conforto arrebatador e muito acolhedor, potenciando o papel social da “mesa”

À entrada do restaurante, uma parede repleta de chapéus madeirenses transporta-nos para o espírito típico desta ilha atlântica. Aqui, a cozinha praticada é de se lhe tirar literalmente o chapéu.

O sabor e a tradição da cozinha de conforto praticada é verdadeiramente cativante. O petisco e o espírito de partilha estão objetivamente subjacentes. Tive aqui a oportunidade de comer uma das mais saborosas cavalas. Mas vamos ver também algumas das verdadeiras iguarias disponíveis:

  • Para couvert, bolo do caco e seleção de pãezinhos, azeitonas e pasta para barrar;
  • Filetes de cavala à moda do chefe; bolinhas de alheira de caça; carne de vinho e alhos; lombo de atum da “nossa lota”, braseado, acompanhado do típico milho frito; costela mendinha, longa cozedura, assada no Josper, com legumes salteados;
  • Na sobremesa, mousse de chocolate intenso.

O proprietário Sidónio de Freitas Pereira, um profissional de longa data da hotelaria, afirma “O Mercado das Tapas aparece no meu percurso profissional de forma completamente inesperada. Depois de me ter formado em gestão hoteleira logo no início dos anos 80, em Bruxelas, ingressei na cadeia Sheraton de onde, após 7 anos, vim para o Grupo Pestana (em Abril de 1990).”

“Recentemente tomei a opção de deixar a hotelaria para me dedicar mais aos meus dois filhos e à minha filha. Foi neste contexto que, em 2015, nos lançámos de corpo e alma no desenvolvimento e implementação do Mercado das Tapas. Desenvolver um projeto nosso, em família, foi uma experiência deveras fantástica e muito enriquecedora.”

“Com uma das melhores localizações no Funchal (na entrada principal do Mercado dos Lavradores), bastou-nos fazer apelo aos profissionais que, em nossa opinião, melhor poderiam contribuir para os objetivos que tínhamos traçado, para que nascesse no Funchal um novo espaço diferente, onde o conceito é: petiscos, cervejas e vinhos entre bons momentos vividos por famílias e amigos! “

“Com o projeto da cozinha a cargo da FN Hotelaria, a decoração ficou da responsabilidade da Isabel Borges. Na operação, a cozinha ficou da responsabilidade do chef Wagner Sá e o bar/sala a cargo do Rúben Noite.”

O chef Wagner, de nacionalidade brasileira e com formação adquirida antes de vir para a Europa, é o responsável pela gestão e pela produção da cozinha. A sua cozinha e a sua equipa (realçando aqui a Bruna e o Miguel) prima sobretudo pelos sabores e aromas, onde a confeção no forno Josper e o uso das ervas frescas facilita. Todos os pratos da carta são no conceito de “partilhar…ou não!”,  o que faz de uma simples refeição um festival de aromas e sabores deveras interessante.

O Rúben traz-nos a paixão pelo contacto com os clientes e o serviço das bebidas, onde os cocktais lhe põem facilmente os olhos a brilhar e traz-nos o “à vontade”, o sorriso e a simpatia que complementam na perfeição o serviço.

Um imperdível espaço de verdadeiro prazer à mesa.

Mercado dos Lavradores
Funchal
m.me/mercadodastapasfunchal
Telef: +351 291 222 249

Texto Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa