Continuando a missão de homenagear e reinventar a casta Avesso, a Casa de Vilacetinho apresenta o seu primeiro Colheita Tardia, disponível no mercado a partir de outubro

A coragem de experimentar e desafiar a casta Avesso corre no ADN da Casa de Vilacetinho, histórico produtor da região dos Vinhos Verdes. Corolário de mais uma prova à casta rainha da casa, o Casa de Vilacetinho Avesso Late Harvest 2016 apresenta-se pela primeira vez na prateleira, abrindo portas a uma nova categoria no portefólio da marca.

Os sabores explicam-se na receita. Com uma colheita proposidamente tardia, havendo casos em que a vindima é adiada para dezembro, dependendo das condições climatéricas do ano, o estado de maturação avançado das uvas permite-lhes que fiquem vulneráveis a uma manifestação benéfica do fungo Botrytis Cinerea. Este fungo, que se desenvolve preferencialmente em climas húmidos e provoca a desidratação das uvas e o aumento dos seus níveis de açúcar, requer atenção e cautela, já que, mal controlado, poderá causar estragos consideráveis na vinha.

Segue-se um criterioso processo de seleção das uvas na adega, que são depois submetidas a uma secagem durante uma semana, segundo a receita dos vinhos “Passito”.  A fermentação é feita em massas em cubas de inox, onde permanecem boa parte do tempo. É este processo que garante ao vinho uma cor âmbar intensa, resultado de um processo natural de vinificação em que não são utilizadas quaisquer leveduras, produtos enológicos ou estabilização, sendo apelas levemente filtrado antes de engarrafar o que pode dar origem a um ligeiro depósito natural.

Despertando a curiosidade e cativando ao primeiro olhar, este é um vinho de sobremesa que quase se quer beber à colher. Com os taninos bem presentes, o Casa de Vilacetinho Avesso Late Harvest 2016 é sedutor no nariz, com aromas de uva passa e mel. No palato, a doçura e a acidez cítrica encontram-se em perfeita harmonia, numa dança equilibrada que traz à boca notas de pudim e geleia caseiros. Ideal para beber agora, revela ainda um grande potencial de envelhecimento em garrafa, fazendo justiça à robustez da própria casta.

Esta estreia do Casa de Vilacetinho Avesso Late Harvest 2016 no mercado fica marcada pelas quantidades muito limitadas, havendo apenas 500 garrafas disponíveis. O PVP é de 30 euros.