A ViniPortugal organiza o Fórum Anual Vinhos de Portugal no dia 29 de Novembro, a partir das 9h, no Convento de São Francisco, em Coimbra

Foto de Carlos Gomes

No evento serão apresentados os dados mais actualizados das exportações dos vinhos portugueses, a evolução, expectativas e condicionantes do mercado nacional e o Plano Sectorial de Marketing e Promoção para 2018, que tem a marca “Wines of Portugal” como chancela. A sessão de abertura é presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira.

Ao longo desta sessão (ver programa em baixo) serão debatidas ainda outras temáticas relacionadas com o sector vitivinícola, nomeadamente Vinho e Saúde e Enoturismo. Destaque também para a presença de oradores internacionais, que apresentarão uma caracterização do mercado do vinho da China e do Japão/Coreia e para a entrega de Prémios CNOIV (Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Promovido anualmente pela ViniPortugal, o Fórum Vinhos de Portugal pretende ser um momento de análise e de debate sobre a realidade do sector vitivinícola nacional, com o contributo de entidades reguladoras e de promoção, produtores e convidados de áreas relevantes, e o palco para a apresentação da estratégia de promoção nacional e internacional dos Vinhos Portugueses para o ano seguinte.

PROGRAMA

09h00m: Registo dos participantes

09h30m: Sessão de Abertura

Secretário de Estado da Agricultura, Doutor Luis Medeiros Vieira

10h00m: Exportações 2018 – apresentação dos dados mais recentes (IVV)

10h15m: O Mercado Nacional: a evolução do mercado nacional – expectativas e condicionantes (IVV)

10h30m: Plano sectorial de Marketing e Promoção para 2018 – apresentação do calendário de acções conjunto para 2019, por mês.

11h30m: Intervalo para café

12h00m: Vinho e Saúde

Doutor Manuel Cardoso (SICAD, Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) e Professor Nuno Borges (Faculdade de Ciências da Nutrição da UP)

13h00m: Pausa para Almoço

14h30m: Enoturismo: Apresentação do resultado do inquérito de avaliação a unidades de enoturismo – Vinka Woldarsky e Olga Karakich, responsáveis pelo estudo

14h45m: Entrega de Prémios CNOIV (IVV)

15h00m: O mercado do vinho

China, Augustin Missoffe (SOPEXA China & HK)

Japão e Coreia, Charles Durant (SOPEXA Asia & Pacific)

16h30m: Encerramento do Fórum

Presidente da ANDOVI, Presidente da ViniPortugal e Presidente do IVV

Mais informação em www.viniportugal.pt/