Discover foi o mote da apresentação do novo Bairro Alto Hotel, com especial enfoque na gastronomia, tendo sido oficialmente revelado o director criativo de Food & Beverage do hotel, Nuno Mendes, o chef português com uma carreira de sucesso consolidada em Londres

O primeiro evento de apresentação do futuro Bairro Alto Hotel, onde foi revelado o novo director criativo de Food & Beverage, pretendeu espelhar fora de portas o espírito do boutique hotel: boémio e descontraído q.b., mas sofisticado e com requinte, não fosse este um estandarte da hotelaria de 5 estrelas. Recriou-se um evento de street food, trazendo a gastronomia do hotel para a rua, fazendo uma ponte com o historial e experiência do chef Nuno Mendes. Com direito a um food truck instalado no jardim do British Council, serviu-se um cocktail que deixou algumas pistas do que irá ser o conceito de restauração do hotel. O menu incluiu pratos como o acém grelhado com perilla, batata e levedura; donut de caranguejo; dourada curada com emulsão de azeitona verde; xerém de bacalhau e lingueirão ou jesuitas e bolas de Berlim para sobremesa. O lugar não foi escolhido ao acaso, reforçando a nova identidade do Bairro Alto Hotel à volta do conceito “Where Lisbon is”, fazendo da localização do hotel, no coração de Lisboa, parte do seu ADN.

Pioneiro no conceito de boutique hotéis de 5 estrelas em Portugal, o Bairro Alto Hotel prepara-se para o futuro, numa grande operação de ampliação e renovação para fazer renascer um novo hotel, com o dobro do tamanho, mas mantendo o conceito boutique e o charme que o caracteriza. Mantendo a traça original, mas ancorado no séc. XXI, o projecto de arquitectura tem a assinatura do Arquitecto Souto de Moura. O projecto de interiores ficou a cargo do Atelier Bastir, no que diz respeito aos quartos e zonas públicas, e do The Studio, responsável pelo restaurante BAHR. Com a aquisição de três edifícios a juntar ao edifício original, todos do século XVIII, a área do Bairro Alto Hotel duplica, passando a ocupar um quarteirão inteiro entre a Praça Luís de Camões, a Rua do Alecrim, o Largo Barão de Quintela e a Rua das Flores. Haverá mais serviços e maior oferta, as zonas públicas irão aumentar em número e dimensão, os quartos passam de 55 para 87 (4 individuais, 61 duplos e 22 suites), haverá quatro novas salas de reunião e um novo wellness center. Por fim, mas não de somenos importância, a restauração é uma das áreas onde haverá maiores mudanças, com um total de cinco espaços de restauração com menus idealizados pelo Chef Nuno Mendes. São eles:

BAHR – o restaurante-bar no 5º andar é uma das grandes novidades desta remodelação. Com uma decoração totalmente disruptiva, respira uma aura boémia e irreverente dos artistas que marcaram a cidade. Irá servir o melhor da cozinha portuguesa com um toque contemporâneo.

Terraço BAHR – com uma vista arrebatadora sobre o Tejo, é o prolongamento do restaurante BAHR. Um espaço moderno e acolhedor com um menu sazonal all day dining.

Pastelaria – um pequeno espaço de consumo rápido inspirado nas pastelarias lisboetas tradicionais, com bom café e uma selecção de clássicos da pastelaria portuguesa confeccionados diariamente, para levar ou desfrutar ao balcão.

Mezzanine – este bar é o ponto de encontro por excelência do hotel. Um ambiente calmo e intimista com uma oferta diferenciada ao longo do dia.

Bar 18.68 – o novo cocktail bar irá servir um arrojado menu de petiscos e bebidas contemporâneos a provar a partir do fim da tarde. O nome presta homenagem à história do local, o quartel de Bombeiros Voluntários mais antigo do país.

Chef Nuno Mendes  é o novo diretor criativo de food & beverage, dono de um talento e experiência reconhecidos nacional e internacionalmente, está à frente dos célebres restaurantes londrinos Taberna do Mercado, Chiltern Firehouse e Mãos, tendo sido também responsável pelo Viajante – restaurante em Londres que chefiou até 2014 – onde conquistou uma estrela Michelin.

Em Lisboa, irá assinar todos os espaços de restauração do Bairro Alto Hotel. Um projecto de grande relevância, uma vez que nesta operação de ampliação do hotel a área da restauração é precisamente uma das que ganha maior destaque, com a preparação de inúmeras novidades. Juntamente com o director-geral, João Prista von Bonhorst, e com o chef executivo, Bruno Rocha, o chef Nuno Mendes pretende explorar a relação entre hotelaria, lifestyle e arte, elementos que considera essenciais para proporcionar uma experiência única de hotel.

O Chef Bruno Rocha foi, até ao momento do hotel fechar portas para obras, o chefe do antigo restaurante do hotel, Flores do Bairro, e regressa agora para coordenar e concretizar a cozinha dos vários espaços de restauração, fazendo uso do saber e da experiência ganhos ao longo de quase 20 anos de carreira. 

Desde 15 de Setembro o hotel reabriu vendas e já aceita reservas para 2019. 

Para assinalar a reabertura de vendas, o hotel lançou uma tarifa especial de abertura, disponível no site www.bairroaltohotel.com.

Praça Luís de Camões, 2
1200-243 Lisboa · Portugal
Tel. (+351) 21 340 8288