A confirmar o potencial anunciado na declaração de março, a Wine Enthusiast acaba de atribuir 99 pontos ao Ferreira Vintage 2016 e ao Sandeman Vintage 2016, sendo que este último integra aliás o 15º lugar do ranking ‘Cellar Selection’ da prestigiada revista norte-americana

As duas ‘obras-primas’ assinadas por Luís Sottomayor, Enólogo da Sogrape para a região do Douro, foram celebradas desde a primeira hora como acontecimentos marcantes no percurso histórico de Ferreira e Sandeman. A vindima de 2016 fez antever uma declaração Vintage que em março deste ano se confirmou, e as pontuações agora alcançadas não só reforçam esta convicção, como reafirmam a qualidade destas duas marcas históricas de Vinho do Porto.

“2016 foi um ano climatericamente atípico, mas no final as uvas tiveram uma maturação final longa e equilibrada, que resultou em vinhos com níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente únicos, com taninos bem presentes e condições para evoluírem na garrafa durante largos anos”, explica o enólogo sobre as duas referências agora destacadas pela Wine Enthusiast.

Herdeiro de um legado com mais de 250 anos onde se inclui o mais valioso património histórico na categoria, o Ferreira Vintage 2016 conquista com estes 99 pontos o estatuto de clássico desejado por enófilos de todo o mundo, e um lugar de destaque na garrafeira onde ainda hoje vivem garrafas de 1815.

Já para Sandeman, este novo reconhecimento do seu Vintage 2016 vem perpetuar um lugar de destaque na história, honrando dois séculos de herança, experiência e sabedoria. Estes 99 pontos e o 15º lugar no ranking ‘Cellar Selection’ – uma seleção de 100 vinhos dedicada a colecionadores e apreciadores de vinho de guarda, de entre os mais de 1000 provados pela Wine Enthusiast ao longo do ano, vêm reforçar a qualidade de um vinho que havia já sido descrito como “soberbo” pela reconhecida crítica de vinhos e Master of Wine Jancis Robinson.

“Sabíamos que estávamos perante dois grandes Vintage clássicos, mas os 99 pontos da Wine Enthusiast constituem para Ferreira e Sandeman o reconhecimento de uma qualidade dificilmente igualável, e que projeta o Vinho do Porto da Sogrape para um patamar superior”, assume Luís Sottomayor, enólogo.