A colheita de fruta mais emblemática do país, com direito a nome próprio, vindima, inspira o próximo jantar temático do restaurante CAISDAVILLA, em Vila Real, a realizar dia 18 de outubro, a partir das 19 horas

Os vinhos da festa são servidos na companhia da ementa proposta pelo chefe Daniel Gomes, em jantar que reúne três novos pequenos produtores do Douro – Alta Pontuação, Duas Árvores e Parceiros na Criação -, símbolo do futuro e vitalidade da região, e um clássico do Vinho do Porto, a Quinta da Costa das Aguaneiras, da Casa de Mateus.

O encontro tem início no winebar do CAISDAVILLA, com prova de vinhos de cada um dos produtores participantes. Alta Pontuação, empresa dinamizada por um jovem agricultor, Jorge Coutinho, a partir de uma pequena quinta, localizada em Celeirós do Douro, Sabrosa, vai apresentar o novo Alta Pontuação Touriga Nacional 2017 e o Galelo 2017, da região de Trás-os-Montes, levando ainda colheitas do branco 2017 e o tinto 2015 do Alta Pontuação.

O Duas Árvores, projeto de dois luso-brasileiros que, no final de 2012, regressam às origens e iniciam a produção de vinhos, a partir de uvas colhidas na Quinta da Marcela, no Vale de Mendiz, apresentam o tinto 2014 e o Reserva 2015 da marca, bem como o rosé Botas 2017.

Parceiros da Criação, de João Nápoles e Joana Pratas, com estreia em 2013 e sede em Barcos, Tabuaço, dão a provar os vinhos Esteira branco 2017, Esteira tinto 2013 e Casa da Esteira Reserva tinto 2014. Dentro dos clássicos, a Casa de Mateus apresenta-se com os Portos Quinta da Costa das Aguaneiras LBV 2008 e Quinta da Costa das Aguaneiras Vintage 2008.

Após a prova, à mesa, o chefe Daniel Gomes propõe, para entrada, folhado de caça, seguindo-se os pratos de peixe e carne, caldeirada de bacalhau e nispo maronês estufado em vinho tinto com feijocas guisadas à portuguesa. Para finalizar, sopa de uvas com sabayon de Vinho do Porto.

O jantar tem o preço de 30 euros/pessoa. Reservas para [email protected].