Ações promocionais da ViniPortugal na Polónia em parceria com Câmara de Comércio Luso-Polaca

Dar a conhecer a qualidade dos vinhos portugueses a profissionais, a media e a consumidores é o objetivo das acções promocionais que a ViniPortugal vai promover na Polónia nos dias 2 e 4 de Outubro. Em resposta à procura e interesse que este mercado está a revelar pelos vinhos nacionais, a ViniPortugal promove pela primeira vez uma Grande Prova Vinhos de Portugal em Cracóvia, para além de repetir presença em Varsóvia, com mais de 40 produtores portugueses inscritos. Estas iniciativas contam com a parceria da Câmara de Comércio Luso-Polaca.

As acções promocionais da ViniPortugal iniciam-se no dia 2 de Outubro no Stara Zajezdnia, em Cracóvia. O programa arranca pelas 10h, com um workshop para os produtores inscritos sobre o mercado de vinhos polaco, ministrado pela jornalista especialista em vinhos Ewa Rybak.  A mesma oradora orienta, pelas 12h, um seminário para profissionais on e off trade e para media dedicados aos vinhos dos 21 agentes económicos presentes na acção. Pelas 14h a Grande Prova de Cracóvia arranca em exclusivo para profissionais e media, abrindo ao grande público pelas 18h.

No dia 4 de Outubro é a vez de Varsóvia receber a Grande Prova Vinhos de Portugal, iniciativa que acontece pela 4.ª vez consecutiva.  O Primate’s Palace recebe pelas 10h um seminário dedicado aos vinhos medalhados no Concurso Vinhos de Portugal 2018, moderado por Ewa Rybak, que antecede uma segunda sessão intitulada “Wines of Portugal and Food Pairing”. À semelhança da prova em Cracóvia, a Grande Prova abre inicialmente para profissionais e media, pelas 14h, e mais tarde, pelas 18h, aos consumidores. O evento conta com a presença de 20 produtores nacionais.

Portugal ocupa o 6º lugar no ranking das importações de vinho na Polónia, com uma quota de mercado de 7,7%. Dados mais recentes revelam que no primeiro semestre do ano as exportações de vinhos portugueses para o mercado polaco cresceram 10,7% em valor e 11,7% em volume.