A abóbora, uma das principais culturas agrícolas produzidas na Lourinhã, será homenageada entre 26 e 28 de outubro, na 5ª edição do Festival da Abóbora, que decorre no Pavilhão Multiusos de Atalaia, uma iniciativa da Freguesia da Lourinhã e Atalaia

Esta iniciativa promove desta forma a freguesia e o concelho, um dos maiores produtores de abóbora a nível nacional, e conta com a presença de vários produtores de abóbora, expositores de doçaria e um espaço dedicado aos artesãos locais. O Festival da Abóbora abre ao público, no dia 26 de Outubro, às 18h00 até às 24h00, no sábado 27 o horário de funcionamento será das 11h00 às 24h00 e no domingo, dia 28, abre portas às 11h00 e encerra às 19h00.

Mais de 8 toneladas de abóbora, de vários géneros e formatos estarão em exposição durante os 3 dias do certame. Quem visitar o Festival da Abóbora pode assistir a demonstrações gastronómicas, workshops, entre outras atividades. Pizza de Abóbora e Chèvre, Hambúrgueres em cama de Abóbora, Bacalhau Gratinado com Abóbora, Crepes de Doce de Abóbora com Amêndoa, Cerveja Artesanal de Abóbora e Batata Doce, são algumas das muitas iguarias que os visitantes podem apreciar durante o festival.

Estará também em exposição uma abóbora gigante com mais de 600Kg, a maior abóbora produzida na Áustria, que esteve a concurso no Festival Internacional de Ludwigsburg, na Alemanha, e irá estar presente no festival uma coleção de cerca de 100 abóboras representativas de todas as regiões do Mundo. O programa completo do Festival da Abóbora 2018 pode ser consultado aqui: festivaldaabobora.pt/o-festival/programa/.

Pedro Margarido, presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, destaca: “Este ano realizamos a quinta edição desta iniciativa que tem atingido bastante sucesso e tem atraído muitos visitantes de vários pontos do País. É um evento familiar temático, centrado na agricultura e no mundo rural com ênfase nas potencialidades da abóbora quer no aspeto nutritivo e de inovação na gastronomia, quer na doçaria e ainda em produtos do dia-adia. Esperamos vir a receber cerca de 9 mil visitantes”. 

Além das atividades já mencionadas, o Festival da Abóbora irá ainda dinamizar mais uma edição do Concurso Nacional de Abóboras e do Concurso Nacional de Doce de Abóbora, bem como a confeção da já tradicional Torta Gigante com Doce de Abóbora cujas vendas irão reverter para uma associação de cariz social da freguesia.