Cruzar ambientes e experiência é o convite da Casa de Mateus e do restaurante CAISDAVILLA, em Vila Real, para o serão do próximo dia 28 de setembro

Foto de Lino Silva

O encontro começa, pelas 19h30, com um jantar de sabores italianos no cosmopolita CAISDAVILLA, instalado no antigo armazém ferroviário da estação de Vila Real, e termina no cenário barroco da Casa de Mateus, a partir das 21h30.

Estreia absoluta da nova Orquestra Barroca de Mateus, dirigida por Ricardo Bernardes, o concerto encenado por Mario Pontiggia apresenta um notável repertório de árias da época, com interpretação pela virtuosa mezzo-soprano americana Vivica Genaux e pelo barítono galego Borja Quiza.

Setaro, Construtor de Utopias conta a história apaixonante de Nicola Setaro, cantor e empresário italiano que, no séc. XVIII, difundiu o espetáculo de ópera na Península Ibérica, assinalando-se com este concerto os 250 anos das Óperas da Coruña e de São Paulo, esta edificada por iniciativa de D. Luís António, 4º Morgado de Mateus.

No espírito da iniciativa, o chefe do restaurante CAISDAVILLA, Daniel Gomes, apresenta ao jantar que antecede o concerto uma Sinfonia de cogumelos ao  ravioli com crema  tartufata nera, para entrada, Dueto  de  vieiras  com risotto à milanesa e Saltimbocca  maronesa com gnocchi  e molho à maestro como pratos principais e Pannacotta  Disaronno à sobremesa. A acompanhar o menu, estão os vinhos da Lavradores de Feitoria e, para finalizar, um vinho do Porto Quinta da Costa das Aguaneiras Vintage 2016, produzido pela própria Casa de Mateus.

Natural do Alaska, a mezzo-soprano Vivica Genaux é uma das maiores intérpretes de repertório barroco e de bel canto. É reconhecida não apenas pelas suas proezas vocais e pelo surpreendente virtuosismo, mas também pela interpretação vivida das suas personagens. Recebeu em 2017 o Prémio Händel, atribuído pela cidade de Halle (Alemanha). Borja Quiza, que assumirá o papel de Nicola Setaro, acumula um repertório vasto e converteu-se, apesar da sua juventude, numa das figuras emergentes da lírica internacional.

Em estreia neste concerto, a Orquestra Barroca de Mateus tem direção artística e musical do maestro e musicólogo Ricardo Bernardes, sendo formada por alguns dos melhores músicos atuantes em Portugal e Espanha, especializados na interpretação histórica e com instrumentos de época.

O jantar e concerto tem o preço de 70 euros. Reservas e informações para [email protected] ou pelo telefone 936825649. Lugares limitados.